Aproximadamente 300 educadores(as) aposentados(as) estão participando do XIV Encontro Estadual de Aposentados da APP-Sindicato, em Paranaguá, no litoral do Estado. Educadores(as) de todos os Núcleos Sindicais da APP estão presentes para debater, entre outras coisas, a conjuntura estadual e nacional, a reforma da previdência social, além de temas relacionados ao cotidiano dos(as) educadores(as) aposentados(as).
Na mesa de abertura, participaram a secretária de Aposentados(as) da APP, professora Valci Maria Mattos, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI), José Araújo da Silva, o secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários da CNTE, Joaquim Juscelino Linhares da Cunha e o presidente do Núcleo Sindical da APP de Paranaguá, Claiton Luis da Rocha.
Ambos os participantes destacaram os ataques do governo estadual e federal à educação. De acordo com Joaquim Juscelino, “dessa reforma da previdência que está pra vir, coisas boas não podemos esperar. Mas nós temos que lutar pelos nossos direitos, pois aposentados nós somos sim, inativos jamais”, disse.
Para a secretária de Aposentados, Valci Matos, o encontro com os(as) aposentados(as) possibilita trabalhar temas que são do cotidianos desta parcela da categoria. “Nós vamos trabalhar, ao longo do encontro, temas como o ‘bien vivir’, um modo de vida com respeito à natureza e a vida em coletividade. Além disso, temos que trabalhar a importância de cuidarmos da nossa saúde, focando em uma vida saudável após estar fora do trabalho”, destaca. Valci explica que é importante para os(as) educadores(as) compreenderem e acompanharem todas as instância em que estão inseridos dentro do sindicato, participando das ações e mobilizações.
História de Paranaguá – O professor da rede pública estadual e da Unespar-Paranaguá, Florindo Wistuba Jr., esteve presente no encontro e contou um pouco sobre a história da cidade que sediou o encontro. O educador destacou que Paranaguá tem 358 anos e é a primeira cidade do Estado. “Paranaguá é um museu aberto, todas as ruas, praças e prédios são verdadeiras obras de arte da história. Por aqui começou todo o Paraná”, conta Wistuba.
Conjuntura – Valci destacou, na conjuntura estadual, o estado de greve em que a categoria se encontra, deste o dia 17 de outubro, definido em assembleia pelos(as) educadores(as). Neste sábado (22) professores(as) e funcionários(as) de escola estarão em Assembleia Estadual da APP, em Curitiba, para definir os próximos passos da paralisação estadual. “É na assembleia da categoria que será decidido os rumos da greve. Sabemos a importância desta greve que iniciou para que os direitos já conquistados não sejam retirados pelo governo”, explica.
O vice-presidente da Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação (CNTE), Milton Canuto de Oliveira, falou sobre a conjuntura nacional do país. Ele criticou o parlamento brasileiro, com um grau enorme de desigualdade de gênero, por exemplo, onde a população brasileira é formada por 51,5% de mulheres, mas só 10,6% ocupam cadeiras no Congresso Nacional. Canuto tratou, dentre outras coisas, o projeto de governo “A ponte para o futuro” do governo Temer, que trata também da reforma da previdência, aumentando tempo de serviço para 70 anos, além da unificação entre homens e mulheres, do PLP 257, PL 4567 da exploração do pré-sal, PEC 241 e outros ataques aos(às) trabalhadores(as).
As atividades do primeiro dia foram encerras com uma dinâmica de relaxamento/entrosamento com as educadores Ana Lúcia Sanrtolini e Mirian Midori.