XIII Encontro dos Sem Terrinha debate educação e vida no campo APP-Sindicato

XIII Encontro dos Sem Terrinha debate educação e vida no campo

No evento as crianças aprendem e se divertem com atividades lúdicas voltadas para a luta agrária

Foto: Leandro Taques

Na manhã quarta-feira (16), ocorreu a abertura do XIII Encontro Estadual dos(as) Sem Terrinha do MST, evento que reúne 400 crianças dos mais de 70 acampamentos e 300 Assentamentos do Paraná. O encontro acontece na cidade de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba e segue com atividades até sexta-feira (18).

Estão presentes crianças da regiões sul, norte, oeste, noroeste, centro-oeste e centro do Paraná. Estudantes de 10 Escolas Itinerantes de acampamentos e das Escolas Municipais dos assentamentos do MST participam da atividade.

Com o mote “Pelo Direito de Brincar, Lutar e Construir a Reforma Agrária Popular”, o espaço organizou diversas atividades lúdicas que abordam problemas que afetam os moradores do campo, como o acesso à educação e saúde. “É importante que se aplique métodos pedagógicos que auxiliem estas crianças a lutar e mudar seus espaços, buscando melhores condições principalmente na educação. Também é necessário chamar a atenção dos governos para que desenvolvam  linhas de transporte escolar, construção e reforma de escolas e mais professores(as) para essas localidades”, destaca o Presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão.

Cada criança participante recebeu um kit com camiseta, lenço, materiais pedagógicos e literários: um gibi da Turma da Mônica sobre o Estatuto da Criança e do(a) Adolescente; um livro de literatura “Iemanjá, a deusa do mar”, da editora Expressão Popular; o livro “Pipo e Fifi – ensinando proteção contra violência sexual”, da editora Caqui; o livro “Lê Pifolé – Guia de bolso para jovens pifeiros”; e o caderno do encontro, com o Hino do Movimento, músicas e espaço para anotações.