A etapa estadual da VII Conferência Estadual da APP-Sindicato vai acontecer em Curitiba, nos dias 28 e 29 de julho. Com o tema: “DEMOCRÁTICA E CRÍTICA: A Educação Pública não está à venda!”, a conferência é um momento de participação e apresentação de propostas para a melhoria da educação básica paranaense. Antes da estadual, as etapas Escolares e as Conferências Regionais serão realizadas de maio até o dia 15 de junho, organizadas pelos Núcleos Sindicais da APP. A VII Conferência Estadual da APP-Sindicato será lançada no próximo sábado, dia 29 de abril, na sede estadual da APP, em Curitiba. O evento inicia às 8h30 e todos(as) podem participar.
A Conferência de Educação da APP-Sindicato é um processo democrático, amplo e conta com a participação dos(as) educadores(as). As formas de inscrição e credenciamento dos(as) participantes de cada etapa da conferência está no Regulamento da VII Conferência Estadual da APP-Sindicato e nos documentos de orientação encaminhados aos Núcleos Sindicais da APP.
A secretária Educacional da APP-Sindicato, professora Walkíria Mazeto, explica que a Conferência é um momento de construção coletiva. “A participação dos(as) educadores(as) é extremamente importante e necessária. A Conferência e suas etapas são momentos de construção onde se apresentam propostas para uma melhor educação no Estado”, explica Walkíria.
Os cadernos de debates para realização das etapas Escolares e Conferências Livres poderão ser solicitados aos Núcleos Sindicais. Os debates podem abranger o caderno inteiro ou por eixo temático.
Eixos de debate:
EIXO 1 – Participação, Organização, Controle Social e Gestão Democrática da Educação.
EIXO 2 – Financiamento da Educação.
EIXO 3 – Valorização, Formação e Condições de Trabalho dos(as) Trabalhadores(as) em Educação
– Funcionários(as) de Escola
– Trabalhadores(as) Aposentados(as)
EIXO 4 – Organização Curricular na Educação Básica
– Níveis – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio
– Modalidades – Educação Especial, Educação Profissional, Educação do Campo, Educação indígena, Educação Quilombola, Educação de Jovens e Adultos.
EIXO 5 – Inclusão, Diversidade e Igualdade – por uma Escola Sem Machismo, Sem Racismo e Sem LGBTfobia.