“Verdade 12.528” conta a verdade sobre a ditadura militar

“Verdade 12.528” conta a verdade sobre a ditadura militar

Documentário reúne depoimentos emocionantes de parentes de mortos e desaparecidos políticos da ditadura militar

Neste ano, o golpe militar de 1964 completa 55 anos, mas ainda é possível encontrar pessoas que desconhecem detalhes desse período que envergonha a história do Brasil. Para que esse passado não se repita, o documentário “Verdade 12.528” busca manter viva a memória da censura, das torturas, das mortes e dos crimes praticados pelo governo militar.

::Assista ao trailer

O documentário traz depoimentos dos parentes de mortos e desaparecidos políticos da ditadura militar. O nome do filme foi inspirado no número da lei que criou a Comissão da Verdade, em 2011. Verdade 12.528 também explica como funciona e qual a importância da Comissão, criada com o objetivo de apurar as violações de direitos humanos praticadas por agentes públicos entre 18 de setembro de 1946 a 5 de outubro de 1988.

“Nasci depois da ditadura militar, não tenho na minha família parentes mortos ou desaparecidos políticos e, no entanto, esse filme nasceu de uma indignação. A gente acredita que a violência policial de hoje é fruto da impunidade do passado. Ou seja, se agentes do Estado torturaram, mataram e fizeram tudo que fizeram e continuam impunes, a polícia de hoje acha que pode fazer a mesma coisa”, conta a co-produtora do filme, jornalista Paula Saccheta.

Os recursos da produção, lançada em 2013, foram obtidos através de um site de financiamento coletivo. O filme tem duração de 54 minutos e está disponível na íntegra na internet.

:: Assista a íntegra do documentário

Verdade 12.528 from Peu Robles on Vimeo.

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU