O domingo (26) foi de muita atividade física e militância em defesa das mulheres. Aproximadamente 70 pessoas em Curitiba e cerca de 150 em Foz do Iguaçu, na região oeste do Estado, participaram da Pedalada pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Na capital paranaense o evento saiu da Praça Santos Andrade até o Parque Barigui. Já em Foz o encontro foi realizado na Itaipu Binacional.
“Vivemos um momento de muita violência contras as mulheres e uma absoluta ausência de políticas públicas para proteção das mulheres. Situação que vai ser agravada ainda mais com a PEC do Fim do Mundo que congela os gastos públicos por 20 anos. Não há dúvida que este tipo de política é uma das primeiras a ter corte no orçamento”, avalia a secretária da Mulher da CUT Paraná, Anacélie Azevedo.
Ao fim do evento, no Parque Barigui, os participantes dialogaram também com as pessoas que participavam da festa de aniversário da capital paranaense. “Apresentamos os problemas que estão acontecendo e convidamos todos e todas para unirem-se a nós nesta campanha. Afinal, as reformas da previdência e trabalhista vão colocar a mulher numa condição de vulnerabilidade ainda maior”, completou.
A pedalada ainda contou com apresentações culturais e sorteio de brindes para os participantes. O evento também fechou a programação especial dos 30 anos de políticas para mulheres da CUT Paraná, que na sexta-feira e no sábado, realizou um grande seminário com representantes de diversas regiões do Estado.
Fonte: CUT-PR