V Encontro Estadual de Municipais debate desafios para a valorização da carreira APP-Sindicato

V Encontro Estadual de Municipais debate desafios para a valorização da carreira

Piso, carreira e Plano Nacional de Educação foram os temas centrais do encontro, que ganha especial relevância em ano eleitoral

Foto: Luiz Damasceno / APP-Sindicato

Mais de 200 redes municipais de educação do Paraná estiveram representadas, neste sábado (16), no auditório da APP, em Curitiba. O V Encontro Estadual de Municipais reuniu secretários(as) da pasta de todo o estado para construir, coletivamente, estratégias para a valorização profissional e a defesa da escola pública. 

Foto: Luiz Damasceno / APP-Sindicato

Piso, carreira e Plano Nacional de Educação foram os temas centrais do encontro, que ganha especial relevância em ano eleitoral. 

“Nós, que sentamos para negociar com prefeitos(as) em todo o estado, sabemos da importância de ter gestores aliados da educação e sensíveis à necessidade de valorizar nossos profissionais”, explica Marcia Oliveira, secretária de Assuntos Municipais da APP.

Foto: Luiz Damasceno / APP-Sindicato

A programação trouxe um histórico do Piso Nacional do Magistério e as implicações do novo Fundeb para a política de valorização profissional. Desde a implantação do Piso no segundo governo Lula, em 2008, o valor do salário mínimo previsto para professores(as) cresceu 465%, enquanto a inflação do mesmo período foi de 227%.

No entanto, prefeitos(as) e governadores(as) têm resistido ao pagamento conforme a Lei, gerando inúmeros embates judiciais e acirramentos nas redes de educação. 

Foto: Luiz Damasceno

“Como política de valorização, o Piso foi essencial até aqui. Mas o desmonte iniciado a partir de 2016 exige intenso trabalho da APP para garantir a implantação nos municípios”, avalia Antônio Marcos, secretário executivo de Assuntos Municipais do Sindicato.

A programação contou, ainda, com a participação do assessor jurídico da CNTE, Eduardo Beurmann Ferreira, que reiterou as dificuldades de judicialização do Piso. 

Foto: Luiz Damasceno / APP-Sindicato

Nesse sentido, o evento deu início ao processo de construção de uma carta compromisso das redes municipais. A intenção é que o documento seja entregue a candidatos(as) às prefeituras e câmaras de vereadores(as) de todo o estado. 

“A intenção é buscar o compromisso de futuros gestores com uma educação de qualidade e com a valorização real dos educadores”, explica Marcia.

V Encontro Estadual Municipais da APP

 

MENU