O Departamento Acadêmico de Filosofia e Ciências Humanas da UTFPR apresenta na próxima terça-feira (14) o Seminário Tecnologia, Trabalho, Resistência, Religiosidade, Cultura e Antirracismo. O evento é dirigido a professores(as) da rede pública, estudantes e pesquisadores(as).
As apresentações são resultado do curso de extensão Presença Africana no Brasil. Realizado no Mês da Consciência Negra, o evento visa contribuir para a implementação da Lei 10.639/2003, que incluiu a História e a Cultura Afro-Brasileira e Africana na grade curricular.
O Seminário é coordenado pela professora doutora Claudia Novaes Deina e será realizado no mini auditório da UTFPR, das 18h às 22h.. Haverá emissão de certificados de participação pela instituição.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link: https://forms.gle/38ziocefArDMnbQR8.
Confira a programação:
18h – Mesa de Abertura;
18:15h – Tecnologia Africana na formação do Brasil;
18:40h – O conceito de quilombo e a resistência cultural negra;
19:10h – Resistência e liberdade: revoltas dos escravizados na América;
19:40h – Terreiros de Candomblé: territórios de resistência e cultura afro-brasileira;
20:10h – Coffee break;
20:30h – Negritude afro-brasileira;
21:00 – Racismo, gênero e o mito da democracia racial.
Lei 10.639
Em 2023, a Lei 10.639, que incluiu no currículo da educação básica a obrigatoriedade do ensino de “História e Cultura Afro-Brasileira”, completou 10 anos, mas está longe de ser aplicada com efetividade nas escolas.
Pesquisa divulgada pelos institutos Alana e Geledés constatou que 71% das secretarias municipais adotam pouca ou nenhuma ação para cumprir a legislação. Apenas 29% desenvolvem ações consistentes. Já 18% não promovem nenhuma ação, enquanto 53% realizam apenas atividades esporádicas e projetos isolados ou em datas comemorativas.
A maioria das Secretarias (74%) relata a ausência de profissionais ou equipe responsável pelo ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira. Somente 5% afirmam ter um setor específico para planejar a abordagem do tema.