Urgente: categoria conquista Piso na carreira e índice da Data-Base  APP-Sindicato

Urgente: categoria conquista Piso na carreira e índice da Data-Base

Percentuais de reajuste anunciados nesta sexta-feira (31) serão avaliados na assembleia geral da APP que acontece nesse sábado (1º)

O governo do Paraná confirmou nesta sexta-feira (31) o índice de 13,25% de reajuste para todos(os) os(as) professores(as), PSS e efetivos(as), na ativa e aposentados(as), conforme reivindicação da Campanha Salarial da APP iniciada em janeiro.

O percentual é a diferença entre o salário básico da classe 1 da Licenciatura Plena e o Piso Nacional do Magistério (R$ 4.420,55 para 40h).

Já funcionários(as) de escola receberão 5,79% da Data-Base, assim como todos os(as) servidores(as). Esse índice contempla a inflação acumulada em 2022, mas deixa de fora as perdas salariais acumuladas desde 2016.

Assista o vídeo da presidenta da APP, Walkiria Mazeto, sobre os reajustes anunciados.

Os percentuais de reajuste anunciados nesta sexta-feira (31) serão avaliados na Assembleia Estadual da APP que acontece nesse sábado (1), a partir das 8h30, no Espaço Torres (Rua Pergentina Silva Soares, 159, Jardim Botânico, Curitiba).

A participação maciça dos(as) educadores(as) é crucial, pois a pauta inclui a avaliação de outros pontos da Campanha Salarial 2023, como desconto da Previdência e melhorias no Sistema de Atendimento à Saúde (SAS).

A APP segue na luta para buscar uma recomposição superior à inflação para os(as) funcionários(as), que têm hoje os menores salários do Estado e não receberam qualquer das gratificações concedidas a outras categorias.

Venha para a Assembleia Estadual neste sábado construir a vitória!

Prazo

A proposta do Governo do Estado será enviada para análise da Assembleia Legislativa, por meio de um projeto de lei, o que deve ocorrer em julho. Os reajustes devem começar a ser pagos a partir do mês de agosto a toda a folha.

Piso

Parte dos valores a serem pagos aos(às) educadores(as) são oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), repassado pela União aos governos estaduais. O reajuste na tabela será aplicado para 134 mil servidores da educação – ativos e inativos, quadro próprio e PSS.

“No caso da educação, a medida impacta tanto os profissionais que ocupam cargos de provimento via concurso público quanto aqueles que ingressaram por meio dos Processos Seletivos Simplificados (PSS), organizados pela Secretaria de Estado da Educação, para seleção dos profissionais temporários para trabalho no ano letivo corrente”, informa o governo do Paraná.

ASSIM É QUE SE VÊ A FORÇA DA APP!

#CampanhaSalarialAPP #ReajusteJÁ!