A União Paranaense dos Estudantes (UPE) está de cara nova para a gestão 2019/2021. A cerimônia de posse ocorreu na última sexta-feira (01), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e quem está à frente da entidade é Larissa Souza.
Larissa Souza emociona-se ao poder conduzir uma entidade histórica como a UPE, principalmente em um momento tão difícil e que requer muita luta, em que os(as) estudantes também são protagonistas, afinal, a história do nosso país conta a história dos estudantes – e como sempre fomos o futuro, mas também o presente. “Essa gestão tem como objetivo fazer da UPE interiorizada e representativa, propagar as ideias e lutas, mostrar para todos os universitários do Paraná que existimos e que estamos dispostos a representá-los”.
Quando perguntada sobre a importância em conduzir a UPE, Larissa enfatiza que é uma árdua tarefa, mas destaca a satisfação. “Muitos me disseram o quão importante é construir uma UPE maior em tempos de retrocessos, mas é também no aperto que conseguimos crescer e trazer todos aqueles que acreditam num país melhor para junto de nós. A unidade é a bandeira da esperança e nós temos a missão de ser a esperança do povo brasileiro, em busca da soberania nacional e de construir o Brasil que queremos”.
O secretário executivo de Comunicação da APP-Sindicato, Claudinei Pereira, destaca a importância histórica da UPE no quadro de lutas pela educação pública paranaense. “Há 80 anos a entidade tem sido combativa, enfrentando a ditadura militar e os diversos ataques que a educação e o movimento estudantil sofreram no estado nas últimas décadas. Nesse sentido, saudamos a nova direção dessa entidade, que tem o desafio de confrontar todo um conjunto de ataques que o governo federal e estadual impõem à educação pública”.
UPE – Desde a sua fundação em 1938, com o nome de União Estadual dos Estudantes do Paraná(UEE), apresenta um histórico de lutas importantes como a campanha “O petróleo é nosso”, na década de 50. O compromisso norteador é de canalizar o debate sobre as questões da educação, servir de pólo aglutinador das lutas estudantis, e com a incumbência de fortalecer e ampliar a rede do movimento. Conheça um pouco mais (aqui) / https://www.facebook.com/upe.pr/

Um pouco mais sobre Larissa Silva Souza
Natural de São Paulo veio para o Paraná para ingressar na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no curso de química. Durante o primeiro semestre do curso foi representante de turma, depois passou a ser diretora do Centro Acadêmico de Química e, em seguida, por duas gestões, vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes. Em 2015, enquanto era caloura, conheceu o movimento estudante na posse da UPE. Desde então, passou a ser militante da União da Juventude Socialista (UJS).
Confira os(as) integrantes da gestão 2019/2021:
Larissa Souza, presidente;
Lucas Miranda, vice-presidente;
Thales Zaboroski, tesoureiro;
Fernanda Junqueira, primeira tesoureira;
Ana Keli, secretária-geral;
Matheus Reis, primeiro secretário;
Ana Paula Zanin, secretária de Comunicação;
Elizabeth Gomes, secretária de Instituições Pagas;
Flávia Medeiros, secretária de Cultura;
Andrieli Coscoski, secretária de Políticas Educacionais;
Lorenzo Casanova, secretário de Relações Institucionais; e
Ana Flávia, diretora de Gênero.