Um marco cultural e da luta: Biblioteca Lirani Franco é inaugurada em Fazenda Rio Grande

Um marco cultural e da luta: Biblioteca Lirani Franco é inaugurada em Fazenda Rio Grande

A Biblioteca foi inaugurada em evento no dia 21 de março. A APP-Sindicato marcou presença e fez homenagens à Lirani!

Foto: QUEM TV / APP-Sindicato

Às 18h, do dia 21 de março, abriram-se as portas da Biblioteca Lirani Maria Franco, na sede da Associação dos Trabalhadores Municipais em Educação Pública de Fazenda Rio Grande (ASSMEF), associada à APP-Sindicato. Localizada na Rua Manoel Claudino Barbosa, 1436, a Biblioteca Lirani ficará aberta a todos(as), de segunda a sexta, das 12h às 18hrs, com empréstimos de livros e tornando-se  um espaço cultural e para eventos.

Com a presença de familiares(as), sua filha Mari e seu companheiro Edson Cruz, amigos(as), alunos(as) e colegas de profissão e da APP-Sindicato, a abertura do evento foi marcada por uma exposição de fotos de Lirani em sua trajetória.

A emoção deu o tom do evento com as boas-vindas feitas por sua filha. Memórias e histórias acompanharam o lançamento do documentário “Lírios de Lirani” – mulher, educadora, lutadora, guerreira, amorosa, corajosa, alegre, gentil, forte e acolhedora.

Música e poesia deram um toque especial. Martiane, ex-aluna da Lirani, dedicou-se a cantar versos, já o poeta Gilmar Chiapetti, da Fazenda Rio Grande, declamou um poema de sua autoria.

>> Confira as fotos do evento:

Lirani pelos olhos da APP-Sindicato

Lirani Franco foi a primeira Secretária de Mulheres da APP, foi referência na luta contra o machismo e o patriarcado, dirigente de um Sindicato e uma categoria composta majoritariamente por mulheres

Ela foi vereadora, organizou o Coletivo Feminista da APP-Sindicato e a Marcha Mundial das Mulheres; um movimento social feminista interseccional e anticapitalista.

Taís Adams Gramowski, secretária da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI+, destaca que “Lirani via na educação a possibilidade de construção da igualdade de gênero, sua partida precoce foi uma perda para os movimentos sociais, sindical e feminista. A homenagem de uma biblioteca com seu nome é relembrar sua luta e eternizar a companheira imprescindível”.

Nos recortes dos relatos, uma das falas de Lirani com os seus dons, dizia que Walkiria Mazeto deveria ser a presidenta da APP – e hoje é uma realidade que marca a história da terceira mulher à frente desta jornada.

Biblioteca Lirani Maria Franco e a sua idealização

Começou a ganhar forma em 2020. A Biblioteca abre-se para se tornar um espaço cultural para a comunidade da Fazendo Rio Grande. Jessica Daga, presidenta da Associação e ex-aluna de Lirani, compartilha a ideia da construção e da homenagem para uma mulher à frente de seu tempo.

“Não tinha como ser diferente para a nossa identidade. Lirani ajudou a fundar a Associação, além de ter iniciado diversas discussões de pautas na área cultural e em defesa da vida das mulheres, como a constituição do Conselho da Mulher na Fazenda Rio Grande”, enaltece.

Serviço Biblioteca Lirani Franco:

Inauguração: 21 de março

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 18hrs

Endereço: Rua Manoel Claudino Barbosa, 1436

Informações: (41) 99983-4919

>> Leia também:

:: ASSMEF inaugura Biblioteca Lirani Franco, na Fazenda Rio Grande na próxima terça-feira (21)

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU