O gosto pela leitura se dá por um processo emocional, quando o leitor é representado ou provocado a pensar de forma diferente. Com base nessa premissa, Ediléia Assis, professora há 21 anos na rede pública municipal em São João do Caiuá (Noroeste do Paraná), desenvolveu um método para auxiliar crianças no processo de alfabetização com uma leitura mais afetiva.
>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram
O método Avatar resgata habilidades cognitivas, aspectos sensoriais, corporais e comportamentais dos(as) estudantes. “Percebi dificuldades generalizadas em atenção, foco, coordenação visomotora, memória e principalmente no prazer pela leitura. Como neuropsicopedagoga e professora, fui registrando práticas, estudando neurociência, metodologias ativas e estratégias integrativas”, conta Ediléia.
“O método nasceu desse processo, com o objetivo de trazer os alunos para o momento presente, estimular o gosto pela leitura e trabalhar os aspectos emocionais e sensoriais da aprendizagem”, explica a professora.
Ediléia é especialista em Educação Especial, com aprofundamento em Transtornos Específicos da Aprendizagem. Ela trabalha com o lema de amor e acolhimento na educação, inspirando o desenvolvimento de uma educação mais humana, inclusiva e transformadora.
Transformação é de fato o principal objetivo do Avatar, que muda a forma como o professor aplica seus ensinamentos e o modo como o aluno se relaciona com a leitura. Estruturado a partir de três pilares (Aprendizagem Visual, Ambiente Textual Ativo e Relaxamento), o método integra dimensões essenciais para o desenvolvimento da leitura, com a preparação emocional e corporal de cada aluno.
“O Avatar é, acima de tudo, a leitura como um caminho de reconexão com o corpo, com o texto e com a própria essência de aprender”, afirma Ediléia. O método foi desenvolvido por meio da observação cotidiana em sala de aula, visando superar o cenário pós-pandemia, marcado pela dificuldade generalizada dos estudantes em manter foco, coordenação viso-motora e memória.
“O método foi tomando forma à medida que testava estratégias, avaliava resultados e, principalmente, me deixava guiar pela escuta atenta das crianças. Foi a partir delas, de seus olhares, comportamentos, resistências e descobertas, que compreendi o que precisava ser ajustado, ampliado ou aprofundado”, comenta a professora.
Avatar se aplica de maneira lúdica, com treinos visuais com foco na ampliação da atenção e percepção, leituras em ambientes textualizados, momentos de relaxamento para promover a autorregulação emocional, todos aplicados semanalmente com propostas divertidas, musicais, visuais e de movimentação corporal.
Um dos benefícios do método é a inclusão real e efetiva de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento, ampliando o sentimento de pertencimento. O método respeita a diversidade e a singularidade de cada aluno, promovendo a melhoria da fluência e compreensão leitora; redução de trocas, omissões e erros de leitura; estímulo ao prazer de ler, despertando o encantamento pelas palavras; fortalecimento da autorregulação emocional e da atenção; criação de um ambiente escolar mais afetivo, acolhedor e estimulante para o desenvolvimento integral da criança.
“O método Avatar não é apenas uma técnica de leitura, mas uma vivência pedagógica que resgata o corpo, a emoção e a mente como aliados do processo de alfabetização. Ele transforma a leitura em uma experiência sensorial, significativa e transformadora”, resume a professora.
Informações sobre a obra:
Título: Método Avatar Uma Nova Abordagem Para o Desenvolvimento Da Leitura No Ensino Fundamental
Autor(a): Ediléia Assis
Editora: Editora Motres