UFPR oferta evento de extensão sobre financiamento da educação pública no Brasil APP-Sindicato

UFPR oferta evento de extensão sobre financiamento da educação pública no Brasil

Os colóquios que compõem o curso ocorrem entre os dias 14 de março e 18 de abril e debatem temas como FUNDEB, reforma tributária e qualidade da educação

Campus Rebouças da UFPR. Foto: Marcos Solivan / Sucom-UFPR

O Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta o Curso de Extensão “Financiamento da educação e condições de qualidade da educação: desafios para o controle social”, entre os dias 14 e 18 de abril, às 18h30. 

Para participar das palestras, que acontecerão no Campus Rebouças da UFPR (Av. Sete de Setembro, 2645 – Rebouças, Curitiba – PR), o(a) interessado(a) deve se inscrever até dia 14 de abril, por este link.

A 5ª edição do curso contará com colóquios das professoras doutoras e integrantes do NuPE, Cassia Domiciano, Simony Quirino e Andréa Barbosa Gouveia, além das palestrantes convidadas, a professora Dra. Barbara Cristina Hanauer Toporosky e a professora Dra. Alessandra Bertasi Nascimento. 

Para a professora do Departamento de Educação da UFPR, Andréa Barbosa Gouveia, o debate em torno da educação precisa chegar em todas as camadas da comunidade escolar.

“Esse ciclo de palestras mostra sua importância no âmbito da defesa da escola pública, para que os(as) alunos(as) e os(as) agentes educacionais possam  se planejar e se articular em busca dos seus direitos. Outro desafio do NuPE é apresentar para a comunidade escolar os desafios e as possibilidades inscritas hoje no ordenamento legal sobre financiamento da educação no Brasil”, aponta a professora. 

O curso é aberto ao público interno e externo à universidade, mas tem direcionamento para professores(as), estudantes de licenciaturas, gestores(as) municipais e membros de conselho do Fundeb e dos conselhos municipais de educação. As palestras acontecerão de forma presencial e terão transmissão online, com apoio da APP-Sindicato.

“Com a aprovação da reforma tributária, que trouxe diversas mudanças na legislação do ICMS em relação à educação, com o avanço da implementação do Fundeb permanente e com os desafios do Plano Nacional de Educação (PNE) à frente, nós do NuPE avaliamos que seria importante organizar o curso para atualizar o debate, visto a situação em que se encontra o financiamento da educação no âmbito municipal, que será o foco desse curso”, complementa Andreia. 

NuPE

Desde 2002, o NuPE agrega pesquisadores(as), professores(as) e estudantes que têm como interesse comum os estudos referentes à proposição e à implementação de políticas educacionais; estudos teóricos em políticas educacionais e financiamento da educação; política pública para efetivação e exigibilidade do direito à Educação; políticas educacionais e desigualdade social; relação entre as políticas educacionais e as demandas por educação; políticas para a Educação Superior; sindicalismo e condições do trabalho docente.

Programação

  • 14/03/2024 (Quinta-feira): As bases do financiamento da educação frente ao FUNDEB e a reforma tributária. Palestrante: Professora Dra. Andréa Barbosa Gouveia.

  • 21/03/2024 (Quinta-feira): Os desafios para o financiamento da educação e o FUNDEB permanente. Palestrante: Professora Dra. Cassia Domiciano.

  • 28/03/2004 (Quinta-feira): Controle social e transparência orçamentária: desafios e estratégias. Palestrante: Professora Dra. Simony Quirino.

  • 9/04/2024 (Terça-feira): Qualidade da educação e o financiamento da educação: debates a partir do direito à educação. Palestrante: Professora Dra. Barbara Cristina Hanauer Toporosky.

  • 18/04/2024 (Quinta-feira): O papel dos conselhos de acompanhamento e controle social do Fundeb. Palestrante: Professora Dra. Alessandra Bertasi Nascimento.
MENU