:: Receba notícias da APP por Whatsapp ou Telegram
Encerram no próximo dia 17 de novembro (sexta-feira) as inscrições para o Exame Nacional de Acesso, seleção que abre portas para o mestrado de sociologia em universidades de todo o território nacional, incluindo a Universidade Estadual de Londrina e Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Serão ofertadas cerca de 217 vagas para todo o país, sendo 10 vagas para a UEL em Londrina e 10 vagas para a UFPR em Curitiba.
Instaurada a partir do edital 04/2023, elaborado pelo Conselho Gestor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), a seleção será inteiramente online, composta por duas etapas: envio de carta de intenções no formulário de inscrição (valendo 40% da nota) e defesa online da carta de intenções (valendo 60% da nota).
Em caso de candidatos(as) que apresentem a mesma nota, o desempate será feito considerando-se os seguintes critérios: a) Maior nota na Defesa da Carta de Intenções b) Maior idade. Para mais informações sobre a estrutura da carta de intenções, consultar o edital disponível neste link.
O mestrado, que possui como foco o ensino de sociologia, possui três linhas de pesquisa, que são: Educação, escola e sociedade; Juventude e questões contemporâneas; Práticas de ensino e conteúdos curriculares.
As aulas poderão ser ministradas de segunda-feira a sábado, com a duração de 24 meses, período em que deverão ser cursadas seis disciplinas obrigatórias e duas optativas, equivalentes a 450 horas e 30 créditos, com defesa de trabalho final de conclusão de curso.
Para se inscrever no programa, o candidato deve ser professor(a) em exercício da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da educação básica, mas, caso não tenham candidatos da rede pública para preencher todas as vagas, serão aceitos candidatos que exerçam docência em escolas da rede privada.
Além disso, no momento da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: diploma ou declaração de conclusão do curso de Graduação Plena (Licenciatura); declaração em papel timbrado de escola e assinada pela diretoria informando que no semestre de 2023.2 o(a) candidato(a) está em exercício profissional; RG e CPF; curriculum na plataforma Lattes; para as pessoas com deficiência, uma cópia autenticada em cartório de laudo médico; e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Após a divulgação dos candidatos selecionados, que ocorrerá no dia 28 de dezembro, os alunos deverão, obrigatoriamente, preencher seus registros na Plataforma Freire da Capes, que pode ser acessada pelo link.
PROFSOCIO
O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) tem o objetivo de propiciar um espaço de formação continuada para os professores de Sociologia que atuam na Educação Básica, ou àqueles que desejam atuar nesta área, inseridos em uma rede nacional de produção de metodologias de ensino e de pesquisa acerca das Ciências Sociais e Educação.
A meta do ProfSocio é desenvolver nos professores de Sociologia do ensino médio as competências para conceber e executar uma aula de acordo com a legislação vigente e o projeto político pedagógico da escola onde atuam. Para tanto, as ações necessárias compreendem habilidades que combinam domínio de conteúdos de Sociologia e Ciências Sociais, da legislação educacional brasileira e técnicas pedagógicas somadas à experiência profissional docente.
:: Leia mais:
:: Professor da rede estadual pode se tornar primeiro indígena do Paraná a conquistar doutorado