Turmas do ProFuncionário visitam a APP-Sindicato

Turmas do ProFuncionário visitam a APP-Sindicato


Na tarde desta terça-feira (18), cerca de 60 participantes do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (ProFuncionário), de Curitiba, estiveram na sede estadual da APP-Sindicato. O grupo foi recebido pela secretária de Funcionários da entidade, Nádia Brixner, pelo secretário Executivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Valdivino Moraes, e por outros(as) diretores(as) da APP: Mariah Seni (Administração), Mário Sérgio Souza (Assuntos Jurídicos), Tereza Lemos (Organização) e Luiz Fernando Rodrigues (Comunicação). A visita também contou com a presença de professoras tutoras.

A atividade – que teve como objetivo apresentar o sindicato, falar sobre as negociações da entidade que envolve o segmento, bem como as últimas informações sobre a luta nacional dos(as) funcionários(as) – serviu, também, como reposição da greve. Os participantes, agentes I e II, cursam o ProFuncionário nos Colégios Estaduais Loureiro Fernandes e Paulo Leminski. “A ideia, hoje, é apresentar a APP, conversarmos um pouco sobre o atual momento da nossa luta e, também, sobre as diretrizes da nossa carreira”, explicou em suas boas-vindas a secretária Nádia Brixner. De acordo com ela, estima-se que 95% dos(as) funcionários(as) efetivos(as) da rede estadual de ensino já participaram do curso.

“Isto é muito bom, mas precisamos nos certificar que o programa seja estendido a todos e todas. Além disso, lutamos que a profissionalização também ocorra em nível superior”, afirmou. Nádia informou que a APP integra a comissão que garante que o ProFuncionário ainda aconteça no Estado. Para Valdivino, a formação dos(as) educadores(as) é essencial. “O processo de reconhecimento e valorização dos funcionários de escolas através do ingresso de forma efetiva, melhores salários, profissionalização e carreira alteram as relações no interior das escolas. Os funcionários profissionalizados e com carreira específica podem interagir no processo educativo”, avaliou.

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