Tudo pronto para o início do XII Congresso Estadual da APP-Sindicato

Tudo pronto para o início do XII Congresso Estadual da APP-Sindicato


Aline Lima

Foz do Iguaçu recebe, a partir de hoje (25), um dos maiores debates sobre educação pública e movimento social da América Latina. O XII Congresso Estadual da APP-Sindicato acontece nestes próximos três dias sob o tema “Escola; espaço de luta e resistência”. Nele, educadores(as) de todas as regiões do Paraná e eleitos(as) pela categoria, se reunirão com a direção estadual da APP e representantes da entidade e movimentos socais para analisar qual o papel da educação na sociedade.

A organização do Congresso é resultado de uma soma de esforços dos(as) trabalhadores(as) da educação. O evento acontece de três em três anos e os debates são norteados pelas teses inscritas pelos(as) próprios educadores(as). Nesta edição, foram cinco trabalhos inscritos. Na sequência, 29 assembleias regionais elegeram os(as) delegados(as) que farão a avaliação destas teorias sobre os rumos da educação e das ações do Sindicato. “O processo de organização começou em agosto do ano passado. Como o Congresso tem esse olhar voltado para a América Latina, Foz do Iguaçu foi escolhida para ter essa característica fronteiriça”, comenta a secretária Educacional da APP, professora Walkíria Mazeto, ao explicar a parte estrutural do evento, que envolve, além da direção estadual do Sindicato, 50 profissionais, entre assessores(as) e funcionários(as) da entidade.

Antes da abertura do evento, acontece hoje às 19 horas, no espaço Expocenter do Hotel Rafain, um seminário sobre os desafios dos movimentos sociais do Brasil e da América Latina enfrentam diariamente. O Seminário Internacional é o início deste convite à reflexão sobre educação, política e cidadania. “Hoje, no Seminário, teremos a participação de representantes da CNTE, da CUT Nacional, Estadual. Na mesa de abertura, teremos o coordenador da organização cubana Centro Memorial Martin Luther King, Leonel Gonzalez e as companheiras Nalu de Faria da Silva, representante da Sempre Viva Organização Feminista, e Fátima Aparecida da Silva, da Internacional da Educação para a América Latina”, adianta a professora Walkíria.

Asas para voar – A décima segunda edição do evento homenageará a artista Frida Kahlo e o professor Paulo Freire, dois grandes revolucionários que acreditavam ser possível ter asas e alçar grandes voos mesmo em realidades adversas. “Vamos reunir os educadores para trabalhar e lutar por uma sociedade mais justa por meio da educação”, defende o presidente da APP-Sindicado, professor Hermes Silva Leão.

É esse desejo de mudar a realidade que move os(as) educadores que participarão do evento. “Os delegados e delegadas já começam a chegar em Foz do Iguaçu. A expectativa é de cerca de 800 delegados(as), mais os(as) convidados(as). Teremos também  o Congressinho: o evento paralelo ao Congresso, feito para os filhos e filhas dos participantes. Já são mais 70 crianças inscritas que participarão das atividades específicas para idade com os temas do Congresso”, explica Walkíria.

A organização do evento fará a recepção e credenciamento dos(as) participantes. Entre direção estadual, assessores e funcionários, são 50 pessoas trabalhando pela realização do Congresso.

Compõem a organização do VIII Congresso Estadual e o Seminário Internacional: Mariah Seni, secretária de administração e patrimônio; Walkíria Olegário Mazeto, secretária educacional da APP-Sindicato; Rose Mari Gomes, secretária de Sindicalizados.

Já estamos a todo vapor preparando o início do Congresso, em Foz do Iguaçu!A luta e organização é coletiva!#CongressoAPP #alutacontinua

Publicado por APP-Sindicato em Segunda, 25 de janeiro de 2016

Clique aqui para baixar a programação do XII Congresso Estadual da APP-Sindicato

Programa----o

MENU