Transplante de medula: a cura depende de encontrar um doador

Transplante de medula: a cura depende de encontrar um doador


No Brasil, quase de 2 mil pessoas esperam por um doador de medula

Quando foi diagnosticada com leucemia linfoide aguda,  Nicolle Renata Farias tinha 14 anos. A jovem, que é neta de uma das educadoras da nossa categoria, hoje está em Curitiba para tratamento no hospital Pequeno Príncipe. Agora, dois anos depois do início do tratamento, Nicolle, a família e sua equipe médica aguardam encontrar um doador compatível para que a jovem possa fazer um transplante de medula óssea. “Na primeira triagem, feita entre familiares, nenhum foi compatível. Agora, a gente apela para que as pessoas se cadastrem como doadores para que nossas chances aumentem, pois são muito baixas, em média, de uma em cem mil!”, reforça a professora Vanda.

Nicolle Renata e mãe durante o tratamento
Nicolle Renata e mãe, as criadoras da página ‘Cadê meu doador?’

Quer fazer o cadastro de doação de medula e ajudar a Nicolle e várias outras pessoas que aguardam pela cura? A APP-Sindicato organizou um passo a passo para quem quer se tornar doador ou doadora:

– Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde pode doar medula óssea.
– O(a) candidato(a) deve se dirigir a um hemocentro, preencher um formulário com dados pessoais, fornecer uma amostra de sangue (com 5ml para testes), a coleta é rápida.Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador ou doadora é chamado(a) para exames complementares e para realizar a doação.
– Por isso, são organizados Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar.
– Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um(a) doador(a) compatível, ele(a) será convidado(a) a fazer a doação.
– Para o(a) doador(a), a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.
– A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.
– Quando um(a) paciente necessita de transplante e não possui um doador(a) na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado(a) e compatível, ele(a) será convidado(a) a fazer a doação.
– Para o(a) doador(a), a doação será apenas um incômodo passageiro. A retirada da medula é feita por pulsões na região da bacia. Para o(a) paciente, será a diferença entre a vida e a morte.
– A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.

Quer saber qual o local mais próximo da sua casa para efetuar o cadastro de doador de medula óssea? Acesse aqui. Enquanto aguarda pelo(a) solidariedade de um(a) doador(a), Nicolle mantém uma página no Facebook onde relata com bom-humor a trajetória do seu tratamento. Veja aqui a fanpage.

 

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU