Primeiro ele afirmou, no dia 29 de abril, que as bombas que atingiam os(as) servidores(as) do lado de fora da Assembleia Legislativa não tinham nada a ver com o andamento da sessão. Dias depois, o mesmo deputado estadual Ademar Traiano (PSDB), presidente da Alep, simplesmente encerrou a sessão por conta de vaias dos(as) servidores). Pois não é que o mesmo deputado voltou a causar polêmica ao afirmar que Professor Lemos, ex-presidente da APP-Sindicato, teria apresentado a proposta de reajuste menor que a inflação.
Segundo Lemos, ele e outros seis deputados (Ademir Bier, Requião Filho, Tercílio Turini, Péricles de Melo e Tadeu Veneri) foram até o presidente da casa solicitar que fizesse um movimento junto com o líder do governo para que avançassem as negociações. “Em nenhum momento eu fiz proposta de 3,45% ou de antecipação da data-base. Em nenhum momento. Essa proposta não é minha”, afirmou Lemos. Disse, ainda, que a verdade deve prevalecer e desafiou o presidente a aferir junto aos demais deputados que estavam na conversa sobre o que aconteceu realmente. “A verdade deve prevalecer. Essa proposta é do governo e não encontra amparo nem no professor Lemos, nem na bancada de oposição, nem nos servidores”, ressaltou o parlamentar.
História de luta – Antes de ser professor, Lemos foi agricultor na região de Nova Aurora, Santa Lúcia e Capitão Leônidas Marques. Lemos integrou a pastoral da juventude rural, tornou-se líder estudantil, presidiu associação de agricultores e foi dirigente de associação de moradores. Ao ingressar na Educação, atuou como funcionário de escola e, posteriormente, como professor e diretor. No início dos anos 90, mudou-se com a família para Cascavel. Filiado a APP-Sindicato, tornou-se presidente do Núcleo Sindical da APP na região. Em seguida, foi eleito dirigente estadual da entidade e, por duas gestões, foi presidente da APP-Sindicato.
O mandato de Lemos tem sido uma ferramenta na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras na Assembleia do Paraná. Também promoveu debates relevantes na Assembleia, através de audiências públicas e seminários. Em 2014, foi reeleito para mais um mandato e tem se dedicado a acompanhar as negociações dos(as) servidores(as) públicos(as) neste último período.











