Trabalhadores(as) paranaenses protestam em defesa do serviço público de qualidade

Servidores(as) estaduais se reuniram na Praça Carlos Gomes, em Curitiba, para denunciar os ataques à categoria e a empresas públicas

A defesa do serviço público fincou pé em Curitiba nesta quarta-feira (26), com a manifestação realizada pelo Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES). Servidores(as) estaduais se reuniram pela manhã na Praça Carlos Gomes, no Centro, para denunciar os ataques à categoria e a empresas públicas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobrás e Correios.

A presidenta da APP, Walkiria Mazeto, criticou a iniciativa de Ratinho Jr de privatizar a direção de 27 escolas da rede pública estadual.  “O governador mal acabou de ganhar a eleição e já colocou à venda escolas do Estado, publicando edital para credenciamento das empresas que queiram ‘comprar’ essas escolas. São grupos empresariais que já ganham dinheiro com grandes empresas ou escolas privadas e que vão fazer a gestão dessas escolas públicas”, alertou.

Walkiria aponta a incompatibilidade entre os objetivos educacionais e os empresariais, o que vai acabar prejudicando a educação pública de qualidade. “A minha pergunta é: qual é o objetivo central de uma empresa? É lucro. Uma empresa que vai assumir uma escola que hoje é pública fará isso para ter lucro. Portanto é o dinheiro do nosso imposto que vai ser repassado para a empresa poder lucrar”, afirmou.

Durante o ato em Curitiba, dirigentes sindicais e lideranças políticas debateram a importância econômica e social das empresas estatais. Eles alertaram sobre as intenções do governo federal de impor privatizações e conclamaram a população a defender o patrimônio público brasileiro.

“O serviço público precisa ser público. Ele não pode ser cobrado, vendido, terceirizado e privatizado. Eu preciso da escola pública para meu filho, preciso da vaga da creche sem ter que pagar por ela”, defendeu Walkiria. Ela ressaltou a importância de eleger pessoas que tenham compromisso com os(as) trabalhadores(as).