Trabalhadores(as) e entidades realizam mobilização no MPT contra decreto de Ratinho

Medida do governador avisa enfraquecer financeiramente Sindicatos e Associações que lutam por direitos dos(as) servidores(as)

Foto: APP-Sindicato

Na próxima sexta-feira (14), trabalhadores(as) e instituições que integram o Fórum das Entidades Sindicais (FES), promovem uma mobilização para denunciar os ataques de Ratinho Jr. (PSD) aos sindicatos e associações. A concentração ocorre a partir das 9h, em frente ao Ministério Público do Trabalho (MPT), localizado na AV. Vicente Machado, 84. Após o ato, os sindicatos e associações participam de mais uma reunião, onde o MPT mediará o debate com o governo.

A APP-Sindicato e demais entidades lutam contra o Decreto 3978/2020, medida que exige um recadastramento dos(as) servidores(as) em atividade e aposentados(as) no sistema PRconsig. Na prática, o recadastramento promoverá a suspensão do desconto já autorizado, o que impactará diretamente no enfraquecimento financeiro das associações e sindicatos.

A coordenadora do FES, Professora Marlei Fernandes de Carvalho, destaca que o decreto não veio para proteger os(as) servidores(as), mas para criar dificuldades para que os(as) trabalhadores(as) continuem associados(as). “O governo não tem nenhuma ação, nos últimos 30 anos, de servidores(as) questionando sobre descontos indevidos feitos por associações ou sindicatos, esse dado é do próprio governo. Ou seja, é incoerente a justificativa que o Estado está preocupado com legitimidade ou com a segurança dos dados dos(as) servidores(as)”, afirma a coordenadora.

Confira mais detalhes sobre o decreto:

:: Governo prorroga por 30 dias prazo de decreto antissindical
:: FES realiza mobilização para denunciar prática Antissindical de Ratinho
:: Decreto 3808/20: sindicatos e associações solicitam reunião com governador 
:: Contra o Decreto 3808: nesta sexta (07) é dia de mobilização dos(as) servidores(as)
:: Servidores(as) denunciam prática antissindical em primeira sessão da Alep
:: Governo Ratinho Jr (PSD) completa um ano de retrocessos na educação
:: FES se reúne com Ministério Público do Trabalho contra medida antissindical de Ratinho Jr.
:: Sindicatos e associações lutam contra decreto que ameaça direito dos(as) servidores(as)