APP-Sindicato organiza Seminário Estadual sobre conjuntura política e desafios do movimento sindical

APP-Sindicato organiza Seminário Estadual sobre conjuntura política e desafios do movimento sindical


Não é apenas um golpe contra um governo, trata-se de um ataque direto aos direitos dos(as) trabalhadores(as) com o objetivo de enfraquecer a democracia. Para fazer frente a esta farsa revestida de ‘luta contra a corrupção’ que a APP-Sindicato segue em suas ações com o conjunto da categoria e organiza, neste sábado(04) e domingo(05), o Seminário Estadual de Conjuntura: desafios dos(as) trabalhadores(as) e do movimento sindical.

O Seminário acontece na sede da APP-Sindicato, em Curitiba, com início às 8h30 da manhã. Na abertura, palestra com doutora em filosofia e autora do recente livro “Como conversar com um fascista”, Márcia Tiburi.  Na sequência, um momento de análise de conjuntura nacional e internacional com o jornalista da Fundação Perseu Abramo, Gustavo Codas Friedmann. A programação conta ainda com outros nomes de destaque na defesa dos direitos dos(as) trabalhadores(as) e de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária como o professor Unicamp, Eduardo Fagnani e o representante da CNTE e Coordenador do Fórum Nacional de Educação, Heleno Araujo Filho. O evento é dirigido às direções dos núcleos sindicais da APP e representantes do Sindicato nos diversos conselhos em que a entidade participa. As inscrições do evento estão encerradas e foram feitas nos Núcleos Sindicais da APP por todo Estado. A expectativa é de que mais de 400 pessoas participem das análises.

Confira a programação do evento:

SEMINÁRIO ESTADUAL DE CONJUNTURA – DESAFIOS DOS(AS) TRABALHADORES(AS) E DO MOVIMENTO SINDICAL

Programação

Dia 04/6 – sábado

8h30min – Credenciamento e acolhida

9h – Márcia Tiburi – Avanços do Fascismo e do Conservadorismo. O discurso de ódio, seus reflexos na sociedade brasileira e repercussão nas redes sociais e os métodos de contraposição.

* Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Filosofia pela PUC do Rio Grande do Sul e doutora em Filosofia pela UFRGS com ênfase em Filosofia Contemporânea. Pós-doutorada em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP. É professora e autora do livro: “Como conversar com um fascista – Reflexões sobre o Cotidiano Autoritário Brasileiro” (Record, 2015). É colunista da revista Cult.

10h – Gustavo Codas Friedmann – Conjuntura Internacional e Nacional

*Gustavo é jornalista e economista, possui mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais. Trabalhou na assessoria de Relações Internacionais da CUT nacional e hoje é vinculado à Fundação Perseu Abramo.

11h – Debate

12h30min – Almoço

13h30min – Carlos Frederico Marés de Souza Filho – Conjuntura Estadual

* Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Integra o Programa de Mestrado e Doutorado da PUC do Paraná, onde é professor titular de Direito Agrário e Socioambiental, Professor do Mestrado, Doutorado e Graduação em Direito. Foi Procurador do Estado do Paraná de 1981 a 2015. Foi Secretário de Cultura de Curitiba e Presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Procurador Geral do Estado do Paraná, Presidente da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), Procurador Geral do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, do qual foi presidente, foi membro do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná de 2003 a 2010. Foi novamente Procurador Geral do Estado do Paraná em 2008-2009. É membro do Conselho Diretor do Instituto Latinoamericano para una Sociedad y un Derecho Alternativos-ILSA (Bogotá), Membro da Diretoria do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública, Sócio fundador do Instituto Socioambiental – ISA, Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Professores de Direito Ambiental (APRODAB). Integrante do Instituto de Pesquisa em Direito e Movimentos Sociais (IPDMS). Presidente do (CEPEDIS)

14h30min – Eduardo Fagnani – Previdência Pública

* Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP), pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CESIT/IE-UNICAMP) e coordenador da rede Plataforma Política Social – Agenda para o Desenvolvimento (www.plataformapoliticasocial.com).

15h30min – Debate

17h – Encerramento do dia

Dia 05/6 – Domingo

9h – Cenários e Plano de Lutas para o próximo período

10h – Heleno Araujo Filho – Conjuntura Educacional

* Formado em Ciências Física e Biológicas, com habilitação em Biologia pela FOFOP – Faculdade Olindense de Formação de Professores da Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO). Professor da Educação Básica da rede publica do Estado de Pernambuco e da rede municipal do Paulista. Atualmente é diretor de Assuntos Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE), Secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos trabalhadores em Educação (CNTE) e Coordenador do Fórum Nacional de Educação.

11h – Debate

12h30min – Encerramento do Seminário

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU