Termo afrodescendente é substituído no sistema PSS


Desde o dia 4 de outubro o sistema PSS não utiliza mais o termo afrodescendente ou afro. A mudança ocorreu por orientação do Departamento da Diversidade (Dedi) da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O termo que caracteriza o público que tem direito a cotas em concursos públicos e processos seletivos, é “pessoa negra”, que será utilizado com a sigla PN, assim como a pessoa com deficiência, que foi padronizado com a sigla PcD.

Quem possui inscrição como “afrodescendente” ou “afro”, ao acessar o Sistema PSS (www.pss.pr.gov.br), encontrará, ao lado da função ou da disciplina de inscrição, a sigla (PN) – entre parênteses.

As novas siglas e nomenclaturas constarão também nos novos editais, onde os candidatos poderão se inscrever da seguinte maneira:
Lista de AMPLA CONCORRÊNCIA;
Lista de PESSOAS COM DEFICIÊNCIA(PcD);
Lista de PESSOAS NEGRAS(PN).

Sempre que for escolhida uma das listas, todas as inscrições restantes devem ser de mesmo tipo de candidato. Isto é, se você escolheu a primeira inscrição como ampla concorrência, não poderá realizar a segunda como PN, por exemplo.

O candidato que se inscrever na lista PN ou PcD, terá seu nome automaticamente constando na lista de ampla concorrência, conforme determina a lei.