Na próxima quarta-feira (16), a Cinemateca de Curitiba exibirá o curta-metragem “Solombra: Sol e Sombra“, produzido pela Oju Audiovisual e dirigido pelo cineasta e professor da rede estadual Oda Rodrigues, em parceria com Manu Fuzaro e produção de Márcia Galvan. A sessão, marcada para 19h, será seguida de uma roda de conversa com a equipe do projeto, mediada pelo assessor da Secretaria de Formação e Cultura da APP, Edmilson Leite. A entrada é gratuita.
:: Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram
Idealizado em 2019 por Oda Rodrigues, com apoio da APP-Sindicato, “Solombra” discute a saúde mental dos(as) educadores(as) da rede pública de ensino do Paraná. O curta-metragem apresenta relatos de seis professoras diagnosticadas com problemas de saúde mental e retrata os desafios que enfrentam ao retornarem à sala de aula. Além dos depoimentos das profissionais de educação, o curta traz encenações que simbolizam os sentimentos e as dores dessas profissionais.
Uma pesquisa realizada pela APP-Sindicato no ano passado apontou que mais de 70% dos(as) professores(as) relatam adoecimento em decorrência do uso de plataformas digitais e da imposição de metas que geram sobrecarga de trabalho. Além disso, 74,3% dos(as) educadores(as) reconhecem os impactos negativos desse modelo sobre sua saúde física e mental, e 78,3% afirmam conhecer colegas que adoeceram devido às novas exigências tecnológicas.
“O objetivo do curta-metragem é abrir um espaço de debate sobre a saúde mental, especialmente após a pandemia. Com a plataformização, estamos cada vez mais integrados às máquinas. Além das pressões no trabalho, há uma carga psicológica enorme”, explica Oda Rodrigues.
Confira o teaser de “Solombra: Sol e Sombra”:
A Cinemateca de Curitiba está localizada na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, no bairro São Francisco. “Esperamos a presença de todos, especialmente do público ligado à educação, para que possamos alcançar mais pessoas e fomentar o debate”, destaca o cineasta.