Sinteal e APP-Sindicato, do Paraná, trocam experiencias sobre comunicacao sindical APP-Sindicato

Sinteal e APP-Sindicato, do Paraná, trocam experiencias sobre comunicacao sindical


Em uma visita do secretário de Comunicação da APP-Sindicato/PR, Luiz Fernando Rodrigues, nos dias 13 e 14 de fevereiro, o Sinteal teve a oportunidade de fazer uma reflexão sobre a realidade da comunicação sindical, e apresentar novas formas de aproveitar a experiência bem sucedida construída no Estado do Paraná para fortalecer a luta dos(as) trabalhadores(as) em educação no Estado de Alagoas.

No primeiro dia da visita, em conversas com a diretoria executiva e a equipe de comunicação do Sinteal, Luiz Fernando conheceu um pouco da realidade e da estrutura local e passou um quadro de muito conteúdo das formas de comunicação realizadas pela APP-Sindicato nas lutas da educação naquele estado.

Representantes dos núcleos regionais do Sinteal estiveram presentes à sede do sindicato, em Maceió, nesta terça-feira (14), realizando uma “rede de conversas” onde cada diretor(a) contribuiu e aprendeu um pouco sobre a luta, utilizando como ferramenta a comunicação.

Com a apresentação de um vídeo sobre democratização da informação, Luiz Fernando deu início a um debate que questionou por que a classe trabalhadora tem tanta dificuldade para convencer a opinião pública, quando todo o sistema de comunicação do país está nas mãos dos políticos e da elite do país.

Representante do Sinteal na CUT e na CNTE, a professora Girlene Lázaro fez informes ao grupo sobre as grandes lutas da classe trabalhadora nos próximos dias, entre eles a luta contra a reforma da Previdência do governo ilegítimo de Michel Temer, em que, segundo Girlene, será necessário muito debate e ações de rua.

Para finalizar, Luiz Fernando apresentou uma pesquisa brasileira de mídia sobre o hábito dos(as) brasileiros(as) em relação aos meios de comunicação, e em seguida falou sobre uma pesquisa específica realizada pela APP-Sindicato, que foi fundamental para direcionar as ações de comunicação do sindicato para conseguir atingir a categoria.

Fernando, em seguida, apresentou várias campanhas de comunicação do sindicato paranaense e explicou aos representantes dos núcleo a estrutura de comunicação da entidade.

A presidenta do Sinteal, Consuelo Correia, encerrou os trabalhos realizados na manhã desta terça-feira parabenizando a APP-Sindicato e afirmando que “a realidade deles ainda é um sonho para o Sinteal, que está buscando formas de construir um projeto de comunicação sindical ainda mais forte para que consigamos dialogar muito mais com a nossa base”.

 

Fonte: sinteal.org.br

MENU