Sindicato rechaça priorização do MEET em atividades remotas

Sindicato rechaça priorização do MEET em atividades remotas

Em nota, a APP-Sindicato enfatiza que é necessário que a autonomia pedagógica das escolas sejam respeitadas

Após o fechamento das escolas públicas no Paraná para controlar a contaminação da Covid-19 no estado, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) retomou as atividades remotas. Embora seja o único modelo aplicável neste momento, a APP-Sindicato publicou uma nota repudiando a priorização do Google Meet no processo pedagógico. 

De acordo com a APP-Sindicato, o MEET não pode ser o único instrumento para o atendimento remoto emergencial e que a Seed deve garantir a autonomia das escolas e do(as) professor(a) para a escolha dos melhores instrumentos para o atendimento pedagógico. “Diante das especificidades das escolas repudiamos o engessamento e o assédio para a utilização de um instrumento em detrimento de outro”, enfatiza o Sindicato em nota.

A APP-Sindicato reitera que continuará monitorando a situação das escolas e lutando para que a autonomia pedagógica seja garantida. 

Confira a nota na íntegra:

MEET NÃO É O ÚNICO INSTRUMENTO PARA ATENDIMENTO REMOTO

Diante do estado de calamidade pública, com a lotação de leitos da UTI e exponencial crescimento da curva de transmissão da Covid-19 e suas novas variantes, é imprescindível o atendimento remoto emergencial e o fechamento das escolas.

A APP-Sindicato reafirma que o MEET não deve ser o único instrumento para o atendimento remoto emergencial.  

Diante das especificidades das escolas repudiamos o engessamento e o assédio para a utilização de um instrumento em detrimento de outro.

Deve-se, assim, garantir a autonomia das escolas e do(a) professor(a) para a escolha dos melhores instrumentos para o atendimento pedagógico remoto. 

É inconcebível reproduzir a grade de horário presencial de aulas no Meet diante das condições materiais e a diversidade da rede pública de ensino. 

Reiteramos que é inadmissível, física e psicologicamente, que estudantes e profissionais por mais de 4,5 horas diante de telas. É preciso respeitar a autonomia pedagógica necessária para o atendimento ao(à) estudante.

Direção Estadual da APP-Sindicato
Curitiba, 02 de março de 2021.

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