Após o fechamento das escolas públicas no Paraná para controlar a contaminação da Covid-19 no estado, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) retomou as atividades remotas. Embora seja o único modelo aplicável neste momento, a APP-Sindicato publicou uma nota repudiando a priorização do Google Meet no processo pedagógico.
De acordo com a APP-Sindicato, o MEET não pode ser o único instrumento para o atendimento remoto emergencial e que a Seed deve garantir a autonomia das escolas e do(as) professor(a) para a escolha dos melhores instrumentos para o atendimento pedagógico. “Diante das especificidades das escolas repudiamos o engessamento e o assédio para a utilização de um instrumento em detrimento de outro”, enfatiza o Sindicato em nota.
A APP-Sindicato reitera que continuará monitorando a situação das escolas e lutando para que a autonomia pedagógica seja garantida.
Confira a nota na íntegra:
MEET NÃO É O ÚNICO INSTRUMENTO PARA ATENDIMENTO REMOTO
Diante do estado de calamidade pública, com a lotação de leitos da UTI e exponencial crescimento da curva de transmissão da Covid-19 e suas novas variantes, é imprescindível o atendimento remoto emergencial e o fechamento das escolas.
A APP-Sindicato reafirma que o MEET não deve ser o único instrumento para o atendimento remoto emergencial.
Diante das especificidades das escolas repudiamos o engessamento e o assédio para a utilização de um instrumento em detrimento de outro.
Deve-se, assim, garantir a autonomia das escolas e do(a) professor(a) para a escolha dos melhores instrumentos para o atendimento pedagógico remoto.
É inconcebível reproduzir a grade de horário presencial de aulas no Meet diante das condições materiais e a diversidade da rede pública de ensino.
Reiteramos que é inadmissível, física e psicologicamente, que estudantes e profissionais por mais de 4,5 horas diante de telas. É preciso respeitar a autonomia pedagógica necessária para o atendimento ao(à) estudante.
Direção Estadual da APP-Sindicato
Curitiba, 02 de março de 2021.