“Se precisar, peça ajuda!” é o lema do “Setembro Amarelo” de valorização à vida e prevenção ao suicídio. A sede da APP-Sindicato, em Curitiba, estampa a cor amarela endossando a campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).
>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram
É grave e acontece mais do que se imagina, por isso, a iniciativa busca cada vez mais mobilizar a sociedade na luta contra o suicídio, que continua a ser uma das principais causas de morte evitáveis no mundo.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam a importância e a emergência dessa discussão: cerca de 14 mil casos de suicídio são registrados anualmente, o que equivale a 38 pessoas que tiram a própria vida por dia no Brasil, além das tentativas frustradas.
>> Leia também o artigo, sempre atual, da secretária Executiva de Comunicação da APP, a professora Cláudia Gruber: Setembros amarelos
É preciso falar a respeito! Os impactos das condições de trabalho na vida e na saúde mental dos(as) educadores(as) da rede pública do Paraná também são alarmantes e entram nessa conscientização. A APP-Sindicato alerta sobre o adoecimento mental e físico; uma realidade entre educadores(as), além do assédio do governo com sobrecarga, desesperança, militarização, plataformização e privatização, entre tantos ataques vivenciados no dia a dia nas escolas.
10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Para 2024, a campanha reforça a importância de quebrar o silêncio em torno do tema, incentivando o diálogo e a busca por ajuda em momentos de crise. Depressão, no pior dos casos, pode levar ao suicídio, e não é frescura. Busque ajuda profissional, pois cada caso é único.
Procure ajuda:
Linha Nacional de Prevenção ao Suicídio – Brasil: Disque 188
Centro de Valorização da Vida: https://www.cvv.org.br
>> Confira a cartilha com informações importantes sobre doenças mentais e suicídio: https://appsindicato.org.br/vs3r
Combater o estigma é salvar vidas. Veja o vídeo da campanha: