Servidores(as) públicos(as) denunciam adoecimento das categorias APP-Sindicato

Servidores(as) públicos(as) denunciam adoecimento das categorias

Dia do(a) Servidor(a) com mobilização em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba

No Dia do(a) Servidor(a) Público(a), comemorado nesta segunda (28), servidores(as) de diversas categorias realizam uma mobilização na frente do Palácio Iguaçu.

Um cemitério foi montado com o objetivo de denunciar o alto índice de suicídios e o adoecimento da categorias. Segundo dados do Ministério da Saúde, somente entre professores(as) os suicídios aumentaram 15 vezes em 5 anos. Já os(as) profissionais que relataram distúrbios mentais, são mais de 75% numa pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os(as) servidores(as) também denunciam os ataques do governo do Paraná. No último dia 15, o governador Ratinho Junior conseguiu aprovar um projeto que acaba com as licenças especiais dos(as) servidores(as). Além disso, passados mais de 10 meses de governo, Ratinho não fez qualquer reunião com sindicatos como prometeu em campanha. Já a reposição salarial, congelada há quase quatro anos, chega a 17% de defasagem.

Os(as) servidores(as) permanecem o dia todo na frente do Palácio Iguaçu e irão participar da sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).