A direção estadual da APP-Sindicato antecipou para o próximo dia 15, em Curitiba, uma assembleia estadual para deliberar sobre a adesão dos(as) professores(as) e funcionários(as) de escola à greve de todas as categorias do serviço público do Paraná a partir do dia 25 de junho.
A antecipação é consequência da falta de respostas do governador Ratinho Junior (PSD) sobre o pagamento da data-base. Para aumentar a pressão, a APP-Sindicato e as demais entidades que representam o funcionalismo estadual e compõem o Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES) aprovaram uma agenda conjunta de mobilização.
A assembleia terá início às 8h30 e será realizada no Expo Unimed Curitiba, localizado na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, bairro Campo Comprido.
No dia 14 de junho, a adesão é pela greve geral, em todo país, convocada pelas centrais sindicais, em defesa da escola pública e contra a reforma da Previdência. Em Curitiba, a concentração terá início às 10h, em frente ao Palácio Iguaçu.
Nessa data, o FES quer uma reunião com o governador Ratinho Junior. Caso os(as) servidores(as) não tenham resposta concreta sobre a reposição salarial, a orientação do FES é por greve estadual.
A adesão dos professores(as) e funcionários(as) de escola à essa greve, com indicativo de tempo indeterminado, será decidida em assembleia estadual da APP-Sindicato no dia 15.
Assista ao vídeo abaixo e veja a convocação do presidente da APP-Sindicato
Chega de calote!
A data-base venceu no dia 1º de maio e os(as) servidores(as) da educação, saúde, segurança e outras categorias do serviço público estadual estão sem correção desde 2016. A defasagem passa de 17%. De acordo com o economista Cid Cordeiro, o prejuízo dos(as) trabalhadores(as) equivale a dois meses de salário a menos por ano.
:: Agenda de lutas
14/06: Greve Geral em defesa da data-base e contra a reforma da Previdência. Concentração às 10h na Praça Nossa Senhora de Salete.
15/06: início de realização de plenárias regionais unificadas dos servidores.
21/06: dia de combate à corrupção jurídica.
22/06: data final para as categorias realizarem suas assembleias de deflagração de greve.
25/06: início da greve estadual unificada.