Servidores(as) cobram data-base em reuniões com líder do governo e secretário do Trabalho APP-Sindicato

Categoria segue mobilizada para descongelar salários, que estão sem correção da inflação desde 2016

Educadores(as) exigem que governadora cumpra lei que estabelece a revisão anual dos salários - Foto: APP-Sindicato

A coordenação do Fórum de Entidades Sindicais do Paraná (FES) se reuniu nesta quarta-feira(15) para cobrar do líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Pedro Lupion (DEM), o pagamento da data-base dos(as) servidores(as) do Poder Executivo.

Esta semana os(as) deputados(as) derrubaram o veto da governadora Cida Borghetti (PP) ao reajuste de 2,76% concedido ao funcionalismo do Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.

As entidades sindicais exigem o mesmo tratamento para as categorias que ainda não receberam a reposição e estão com os salários congelados desde 2016. Esse calote foi criado pelo ex-governador Beto Richa (PSDB).

Em julho deste ano a governadora retirou da Alep o projeto com a data-base para essas categorias, que inclui os(as) educadores(as). O texto previa apenas 1% de reposição e o governo impediu a aprovação do projeto após a apresentação de uma emenda assinada por 31 deputados(as) corrigindo o índice para 2,76%.

Em reunião, na data de ontem, com o interlocutor do governo junto aos movimentos sindicais, o secretário do Trabalho, Paulo Rossi, o FES enfatizou que não aceita reposição menor do que a  inflação do período.

No próximo dia 30 de agosto, quando será lembrado os 30 anos do massacre do governo Álvaro Dias contra os(as) servidores(as), os(as) educadores e outras categorias promovem uma grande mobilização em frente ao Palácio Iguaçu.

A data marca o prazo dado pelas entidades sindicais para que a governadora apresente respostas concretas para a pauta de reivindicações.