Servidores(as) denunciam calote do governo do Paraná

Servidores(as) denunciam calote do governo do Paraná


Foto: Emerson Barbosa

A vida real da comunidade escolar contada por quem participa da rotina diária e sem intervalos nem para um lanche, por exemplo. Afinal, os(as) professores(as) precisam se deslocar impiedosamente de um lado a outro das cidades para cumprir a demanda. A luta é constante para priorizar a qualidade do ensino público.

É nesta linha que a APP-Sindicato destaca a importância da coletiva organizada pelo Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores (FES) nesta quarta-feira (16), às 9 horas, na passarela da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Os(as) servidores(as) públicos(as) estarão apresentando cálculos baseados nas receitas e índice de inflação divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última semana, como o Índice de Preços aos Consumidor Amplo (IPCA) do mês de abril fechado em 0,14%. Além da inflação acumulada em 4,08%, nos últimos 12 meses. A expressão “os fins justificam os meios” certamente não pode ser usada quando os governos Federal e do Paraná alegam como fundamentais os cortes nos orçamentos para equilibrar os cofres públicos.

No Paraná, o governo deve aos(às) servidores(as) o seguinte: 6,29 + 1% (de janeiro) + 1,10% (de maio). O acumulado no período significa uma dívida com os(as) servidores(as) de 8,53% (data-base). Recapitulando e conforme cálculos apresentados pelo economista Cid Cordeiro, o governo do Estado não cumpriu a lei que determinava o reajuste aos(às) servidores(as) da educação em janeiro, que acumulou o índice de 6,29% e referente à inflação de janeiro a dezembro de 2016. Também não pagou o 1% adicional que deveria ser liquidado em janeiro. Em maio, deveria ser paga a inflação de janeiro a abril, que acumulou em 1,10%.

Na coletiva também serão mostrados os desmandos do governo Beto Richa (PSDB) na Paranaprevidência com saldo devedor de R$ 5 bilhões ao Fundo Previdenciário.

Serviço:

Data: quarta-feira (17)
Horário: 9 horas
Local: Passarela da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) – Praça Nossa Senhora do Salete s/n, Centro Cívico, Curitiba (PR)

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU