Seminário Pretas Acadêmicas têm início na próxima sexta-feira (26); Participe!

Seminário Pretas Acadêmicas têm início na próxima sexta-feira (26); Participe!

O seminário visa contrapor a invisibilidade negra que ainda persiste e também conhecer e prestigiar o trabalho acadêmico de mulheres pretas do Paraná e de outros estados

Chegando a 4ª edição, o seminário “Pretas Acadêmicas: Pesquisadoras Pretas na Academia”, iniciativa da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a partir da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD) têm início no próximo dia 26 (sexta-feira). 

Desta vez realizado de forma híbrida, o evento coincide com o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de junho e fomenta a produção intelectual, acadêmica/ativista de mulheres negras. 

:: Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram

De acordo com o SIPAD, o seminário visa contrapor a invisibilidade negra que ainda persiste e também conhecer e prestigiar o trabalho acadêmico de mulheres pretas do Paraná e de outros estados.

“O Seminário soma-se ao movimento negro do Paraná, principalmente a Rede de mulheres negras e visa fomentar a aproximação da academia ao dia dia da população negra. Esse envolvimento acaba retroalimentando tanto as pesquisadoras quanto a comunidade. O intuito também é incentivar cada vez mais a juventude negra para ocupar os espaços acadêmicos, que são também espaços de poder” explica Silvia Maria Amorim Lima, Assistente Social da SIPAD.

O seminário contará com a presença de pesquisadoras pretas do Paraná e de outros estados e estarão entre as convidada estão a deputada federal Carol Dartora (PT), a Profª Drª Claudilene Maria da Silva (UNILAB) e Profª Drª Joana Célia Passos (Vice-Reitora da UFSC).

Silvia Amorim reforça ainda que a participação de educadores(as) é fundamental, pois estes estão na linha de frente da educação pública e podem garantir que práticas antirracistas sejam implementadas na base educacional. 

“Aos Educadores que estão na linha de frente do sistema educacional, convocamos que venha se somar a esse movimento que também é de luta antirracista e participem do Seminário tanto para prestigiar as pesquisadoras quanto para ser contagiado com as potências dos trabalhos apresentados. Queremos que você experimente o gostinho da pesquisa e se veja também ocupando esses espaços acadêmicos”, finaliza a Assistente Social.

:: Confira a programação::

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU