Materiais para debate na Semana Pedagógica, dias 26 e 27 de julho de 2018 APP-Sindicato

Materiais para debate na Semana Pedagógica, dias 26 e 27 de julho de 2018


ROTEIRO DE DEBATES E MATERIAIS PARA A SEMANA PEDAGÓGICA (JUL/18)

Wordpress Table Plugin

 

Wordpress Table Plugin

 

Ao longo dos últimos dois anos resistimos à imposição de várias políticas educacionais que, mascaradas por uma forma legalista e alimentadas pelo discurso de austeridade fiscal como “meios que justificam os fins”, ferem os princípios do “Estado Democrático de Direito”, em especial o Direito à Educação, previsto constitucionalmente. Discurso este que vem ao encontro dos interesses de poderosos grupos privados multinacionais do ensino, que percebem no Brasil uma possibilidade de expansão dos seus negócios lucrativos e articulam poderes político, midiático e financeiro para o que hoje definimos como um sistemático ataque à Educação Pública.

Com o nítido objetivo de desmontar e desqualificar seu caráter público e inclusivo fomenta-se a narrativa social de que a Escola Pública é ruim, justificando assim a transferências de recursos públicos ao setor privado e ao mercado financeiro.

Diante disso, a Secretaria Educacional da APP-Sindicato elaborou este material com o objetivo de contribuir com a construção de um processo urgente e necessário de conscientização da classe trabalhadora para o desvelamento destes ataques, denunciando a mercantilização da educação pública e propondo uma oposição firme e esclarecida sobre a “contra-reforma privatizante”.

Acreditamos que a apresentação de todo esse material será rica e proveitosa para quem quer que se interesse pela sorte da educação pública neste país tão desigual.

O Material produzido é flexível e pode ser organizado em diferentes sequencias, conforme o enfoque que se quer debater. Convidamos a todos e todas a se apropriar das informações nele contidas, buscar leituras, vídeos e outros matérias complementares que possam ajudar na multiplicação e adaptação deste material para que chegue ao maior número de pessoas possível.

Esperamos que esses debates sejam provocados por nossos(as) representantes de escolas, que sejam acessados pelas comunidades do entorno escolar e que estes provoquem constantes debates com os(as) nossos(as) estudantes, pois ao fim e ao cabo é pelo direitos de todos e todas a uma educação laica, pública, de qualidade e socialmente referenciada que estamos construindo esta resistência.

Bom debate a todos(as)!

 

Vídeo com a professora Tais Mendes, secretária Educacional da APP-Sindicato, falando sobre a Semana Pedagógica 2018, pautas da categoria e como você pode participar da defesa da escola pública.

Jornal 30 de Agosto – Edição Pedagógica

Clique aqui para baixar o arquivo em formato PDF.

MENU