A “Semana pedagógica” que teria início no próximo dia 02 de fevereiro será reduzida de 5 para 2 dias e o início das aulas está confirmado para dia 9. O secretário de Educação, Fernando Xavier Ferreira, informou em reunião hoje (29) com o presidente da APP, professor Hermes Silva Leão, e o secretário de Assuntos Jurídicos, Mário Sérgio Ferreira de Souza, que a semana pedagógica vai sofrer redução.
A justificativa do secretário é que a redistribuição de aulas em todo Estado será feita nos três primeiros dias da próxima semana (dias 02, 03 e 04 de fevereiro) e, por isso, apenas dois dias serão utilizados para planejamento nas escolas. Confira o calendário de distribuição de aulas divulgado pela Seed clicando aqui. O secretário disse também que os 3 dias reduzidos da Semana Pedagógica serão encaixados no calendário escolar durante o ano letivo. As aulas iniciam no dia 09 de fevereiro, conforme já havia divulgado a secretaria de Educação. Cliqueaqui para ver o calendário escolar de 2015.
A redução da Semana Pedagógica demonstra a desorganização que o governo tem no início do ano letivo e também o desmonte pedagógico nas escolas. Para a secretária Educacional, professora Walkíria Olegário Mazeto, a Semana Pedagógica é um espaço privilegiado dentro das escolas, visto que é um momento de debate e planejamento dos(as) educadores(as). “É o período em que se discutem temas e pautas pedagógicas importantes para o cotidiano escolar, além do planejamento anual”, explica. Walkíria ressalta que a redução dos dias de debate traz prejuízos para os novos concursados que assumem em 2015. “Nós temos um grande número de professores que não estavam na rede estadual até então. Esse seria um momento de apropriação das teorias pedagógicas que vão nortear o trabalho desses educadores durante todo ano. É o momento também desses novos trabalhadores conhecerem a organização interna de cada escola”. O curto período para discussões e debates dentro das escolas deve atrapalhar também o processo de planejamento dos(as) novos(as) educadores(as). “Teremos professores se apresentando nas escolas e indo para as salas de aulas na próxima semana sem ter conseguido fazer os próprios planejamentos”, completa a secretária.
APP no debate da Semana Pedagógica – Apesar da redução dos dias para debates e planejamento, a APP está orientando as escolas a fazerem debates pedagógicos nestes dois dias da “Semana pedagógica”, que serão 05 e 06 de fevereiro. “Além do debate, a orientação é que a própria escola faça o enfrentamento a essa redução do governo, e também dos modelos e ações do Estado que estão afetando a educação. Isso não pode se repetir”, orienta a professora Walkíria. É necessário que os(as) novos(as) trabalhadores(as) da educação possam ter um espaço efetivo de organização e estudo. Com isso, o portal da APP-Sindicato vai disponibilizar textos que dão base para o debate pedagógico. “É essencial fazermos as reflexões contra o desmonte pedagógico do Estado e garantir que os educadores possam debater sobre a escola que queremos na nossa comunidade”, encerra Walkíria.