Semana Pedagógica – Funcionários e Funcionárias de Escola

Semana Pedagógica – Funcionários e Funcionárias de Escola


Educar é muito mais do que dominar técnicas, métodos e teorias, é manter-se numa escuta sempre renovada, pois esta leitura nunca está acabada. Paulo Freire nos inspira a transformar nosso trabalho diário em prática formativa. Para tanto, a formação é fundamental.

Na Semana Pedagógica de 2007, foi a primeira vez que os/as funcionários/as de escola participaram como profissionais em igual condição aos professores e professoras. Mas sabemos que isso não é simples assim, pois em muitas escolas, funcionários e funcionárias continuam limpando, arrumando, preparando lanche, atendendo a secretaria, seja porque a SEED dá esta orientação, seja porque a escola não oportuniza o momento de formação ou ainda porque os/as próprios funcionários e funcionárias preferem o trabalho do que a formação continuada.

Bem, este ano vamos fazer diferente. A escola é nosso território de luta e resistência. É nosso espaço de trabalho e formação. Por isso a App Sindicato vai disponibilizar uma série de materiais que podem ser utilizados durante estes momentos de formação:

  • Texto sobre os/as trabalhadroes/as enquanto sujeitos históricos e sua formação.

Para que possamos entender a importância histórica que os/as funcionários/as de escola tem ao exercer sua função enquanto trabalhador/a, é necessário que façamos um resgate histórico e nos identificamos ao longo deste período.

O professor João Monlevade nos ajuda neste sentido dedicando-se ao estudo desta parcela da categoria, que ainda estão invisibilisados.

Clique aqui para baixar

  • Pauta de Reivindicações

Pauta de Reivindicação é aprovada pela categoria em Assembleia Estadual a cada início de ano. A APP continua em intensa luta em defesa da categoria. No documento, são elencadas 54 reivindicações que atingem diretamente educadores (as) que atuam na rede estadual de ensino do Paraná. Destacamos os itens que dialogam diretamente com os funcionários (as) de escolas.

Pedimos que caso haja novas sugestões, entrem em contato conosco pelo e-mail [email protected]

Clique aqui para baixar

  • PLANO DE CARREIRA

A criação e implantação do plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, contribuem de forma relevante no aperfeiçoamento profissional continuo e na valorização dos/as profissionais da educação, mediante a remuneração justa, agregando na efetiva contribuição para a melhoria da educação publica. Porém sempre temos mais para avançar, nossa luta já garantiu importantes melhorias no Plano de Carreira. Precisamos conhecer e compreender a legislação que rege nossa vida funcional.

Alterações realizadas em 2013:

  • Regulamentação das atribuições dos Agentes Educacionais I;
  • Progressão de duas para Três classes a cada dois anos;
  • Aproveitamento de 100% da carga horária dos dias pedagógicos
  • Promoção do Agente Educacional I com com o ensino superior;
  • Promoção do Agente educacional II com Especialização;
  • Instituição do curso de remoção anualmente.

 

Alterações realizadas em 2013:

  • Aumento do auxílio transporte para o então equivalente ao auxílio transporte de um professor de 20 horas.
  • Que nenhum Funcionário (a) – Paraná Educação, PSS, CLT/ Clad, Agente Educacional- receba menos que o salário mínimo regional.

 

Clique aqui para baixar lei complementar 123/2008

Clique aqui para baixar as atribuições de Agente 1 e 2

 

  • Piso Salarial Profissional Nacional e Diretrizes de Carreira para todos/as os/as profissionais da educação

Temos também debates nacionais que estão acontecendo e que dizem respeito diretamente com nossa vida profissional.  O debates sobre as diretrizes de carreira que englobam professores/as e funcionários/as e uma nova lei de piso salarial que contemple professores e funcionários/as da educação estão em debate nacionalmente. Durante a 2º Plenária internacional congressual da CNTE, estes temas foram amplamente debatidos. Com o estudo destes documentos o debate se solidificou e foram entregues os dois Projetos de lei ao MEC. No 9º encontro nacional de funcionários (as) de escola, vamos aprofundar ainda mais este tema. O encontro ocorrerá de 6 a 8 de março em Pernambuco e o Paraná estará representado por uma delegação de 16 pessoas.

 

Clique aqui para baixar do PL do Piso

Clique aqui para baixar do PL das Diretrizes

 

Em paralelo a formação, é fundamental que nos reunamos para eleger nosso/a representante de escola na App Sindicato.   Esta pessoas será responsável por criar oportunidades para a categoria discutir as questões sindicais e educacionais em reuniões e debates. O/A representante terá o papel fundamental de levar as demandas e sugestões das Escolas até o Sindicato. Também fará o caminho inverso, levando às Escolas materiais e informações necessárias à organização da categoria.

MENU