Semana pedagógica: APP debate o papel do(a) educador(a) na escola pública

Semana pedagógica: APP debate o papel do(a) educador(a) na escola pública

Dirigentes visitam escolas por todo Estado e convocam educadores(as) para paralisação do dia 19, próxima segunda-feira

Nos dias 15 e 16 de fevereiro, os(as) educadores(as) das escolas estaduais estão em atividades da semana pedagógica. Em todo o Estado, dirigentes da APP-Sindicato visitam as escolas e debatem as pautas da categoria. A proposta é que o período de reflexão da semana pedagógica abra espaço para debater, também, as lutas que a educação pública enfrenta.

O presidente da APP, professor Hermes Silva Leão, conta que os materiais apresentados pelo Sindicato devem contribuir na construção dos debates. “A APP traz uma reflexão sobre a identidade do professor e do funcionário de escola em um período de ataques às políticas públicas e direitos sociais. Aproveitamos o espaço de reuniões entre os educadores para apresentar nosso material pedagógico e debate educacional”, destaca.

O material disponível no site APP apresenta uma reflexão sobre papel do(a) educador(a) no espaço escolar. “Vem ocorrendo um ataque sistemático à figura do educador na escola. Diante do denuncismo, a semana pedagógica é espaço para entender que somos agentes de construção do direito dos estudantes. O aluno tem direito ao contraditório, ao conhecimento científico. E o educador tem responsabilidade social diante desse processo”, explica a secretária Educacional da APP, professora Taís Mendes.

Além de debates pedagógicos, a APP convoca a categoria para a paralisação do dia 19 de fevereiro, aprovada em Assembleia Estadual. “O ato em Curitiba inicia às 10h, na Boca Maldita, com uma aula pública. Vamos debater sobre as ilegalidades do governo, a desorganização causada na educação e dialogar com a população sobre a luta coletiva necessária para barrar a Reforma da Previdência”, destaca Hermes.

Representantes de escola – A APP orienta que a eleição de Representantes de Escola seja realizada no período da semana pedagógica. “É importante eleger representação de professores e funcionários por turnos de funcionamento de cada escola. Esses eleitos formam a Comissão Sindical Escolar, uma equipe que tem o papel fundamental de levar o diálogo sindical no dia a dia da escola”, diz Hermes. “Os representantes são a voz da APP na escola e a voz da escola na APP”, explica Taís.

Assembleia Estadual – Na próxima semana, os(as) dirigentes da APP saem em Caravana para a construção da Assembleia Estadual da categoria, no dia 03 de março. “Nós vamos debater o estado de greve dos educadores. Precisamos avaliar o período e o início de mais um ano letivo com desrespeito aos trabalhadores da educação”, finaliza Hermes.

Presidente da APP chama educadores(as) para paralisação do dia 19 de fevereiro. Confira:

Leia mais:

:: Segunda-feira é dia de paralisação: orientações para o dia 19 de fevereiro

:: Governo Richa é vaiado pelos ataques à educação

:: Faça parte da LUTA! Sindicalize-se!

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU