Semana do(a) funcionário(a) de escola é encerrada com atos em todo Estado

Semana do(a) funcionário(a) de escola é encerrada com atos em todo Estado


Na manhã desta segunda-feira chuvosa (08), educadores(as) de todo Estado realizaram atos em frente aos Núcleos Regionais de Educação (NRE) e, em Curitiba, em frente à Secretaria de Estado da Educação (Seed), para reafirmar a pauta emergente dos funcionários e funcionárias da educação. A mobilização encerra a semana de atividades dedicada aos(às) funcionários(as) de escola, que ontem celebraram o seu dia. A proposta era entregar às chefias dos NREs e, também, na Seed uma carta relembrando os itens que precisam urgentemente ser atendidos para melhoria das condições de trabalho e valorização destes(as) educadores(as), para o funcionamento das escolas e na construção do processo educativo.

Itens como o pagamento das promoções e progressões, concurso público, novo porte de escola, equiparação do auxílio transporte e pagamento do salário mínimo regional para os(as) funcionários(as) PSS e a redução da jornada de trabalho para 30h semanais, foram debatidos durante a reunião de negociação realizada com a equipe da Seed e a Secretária da Educação, Ana Seres. Além da direção estadual da APP e do deputado Professor Lemos, também estiveram presentes representantes de vários Núcleos Sindicais da APP que vieram participar do ato em Curitiba.

IMG_5781IMG_5774

A Secretária de Funcionários(as) da APP, Nádia Brixner avalia como positiva toda essa mobilização e a importância dos(as) funcionários(as) de escola exigirem respeito de fato do governo do Estado. “Nós reafirmamos a nossa pauta e os descasos que vem ocorrendo com os funcionários e funcionárias em nossas escolas que os impedem realizar o seu trabalho dignamente. Além disso, nós também fizemos a reapresentação da luta pela diminuição da jornada de trabalho dos funcionários para 30h semanais, isso significa mais qualidade de vida, mais saúde e melhores condições de trabalho. O nosso momento hoje foi muito importante, reafirmamos o nosso estado de greve, se o governo do Estado não cumprir com a legislação e tivermos retrocesso ou ataques aos nossos direitos, vamos sim entrar em greve”, explica.

Apesar do cenário caótico, também foi um momento de celebração pelo “Dia do(a) Funcionário(a) de Escola” (instituído através da lei 16.423/2010, de autoria deputado estadual Professor Lemos) e um bolo de aniversário foi compartilhado em frente à Seed durante a manifestação. A data é um reconhecimento dos(as) funcionários(as) enquanto educadores(as), que vem desde 2005 lutando por esse reconhecimento com a mudança na legislação, especialmente na Constituição Federal e no Paraná com a luta por uma carreira vinculada à Educação e a aprovação do Plano de Carreira dos(as) Funcionários(as), em 2008.

IMG_5741

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU