Segundo a Seed, nova tabela salarial será publicada na próxima semana

Segundo a Seed, nova tabela salarial será publicada na próxima semana

Direção da APP participou de reunião com a Seed nesta sexta-feira (4), que tratou também da distribuição de aulas, entre outros temas

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

A aguardada nova tabela salarial dos(as) professores(as), correspondente às mudanças na carreira aprovadas em dezembro, deve ser publicada na próxima semana. A informação é da Secretaria de Estado da Educação, que recebeu a direção da APP nesta sexta-feira (4).

O governo não apresentou, no entanto, a tabela, informando apenas que deve ser oficializada nos próximos dias. De acordo com nota anterior da Seed, apenas professores(as) que estão no nível 1 devem esperar um reajuste maior do que os 3% já implementados na folha.

Educadores(as) com Covid não perderão aulas

A distribuição de aulas foi outro tema importante da reunião, principalmente porque um áudio publicado em grupos de Whatsapp desinformava que professores(as) afastados por Covid nos primeiro dias letivos perderiam as aulas que pegaram neste ano.

A Seed informou que apenas os(as) professores(as) afastados(as) pela Perícia Médica por períodos mais longos perderão as aulas e se comprometeu a enviar essa orientação por escrito aos Núcleos Regionais de Educação.


Nos casos relacionados à Covid-19, os professores serão substituídos temporariamente durante o período de afastamento, retomando as aulas quando o afastamento terminar. As gestantes podem permanecer em trabalho remoto.

“Nós pedimos uma mediação para que outros atestados médicos possam também ser considerados neste período”, conta Walkiria Mazeto, presidente da APP.  A Seed avalia a sugestão.

A reunião tratou também do Novo Ensino Médio. A APP manifestou seu descontentamento com a desorganização provocada nas escolas pela atribuição de aulas dos primeiros anos dos cursos técnicos à Unicesumar.

O Sindicato reiterou a posição contrária à terceirização e defendeu a realização de concurso público e a qualificação dos(as) professores(as) para ministrar as disciplinas.

Os dirigentes da APP também cobraram da Seed a exigência de comprovante de vacina para alunos(as) já contemplados pelo calendário de imunização. A Secretaria informou que aguarda resolução da Secretaria de Estado da Saúde para se posicionar.

Biossegurança

Questionada sobre os protocolos de biossegurança e os critérios para suspensão de aulas, turmas e escolas, a Seed afirmou que permanecem válidas as resoluções de 2021.

A falta de funcionários em algumas escolas foi relatada pela APP aos dirigentes da Seed, que garantiu que o problema será resolvido em março, quando os portes das escolas serão revistos.

Já o PDE está em fase de elaboração do edital junto às universidades estaduais para a seleção dos participantes, informaram os dirigentes da Seed. A previsão é que a seleção aconteça neste ano e as aulas do programa comecem apenas em 2023.

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU