A Confederação Nacional dos Trabalhadores(as) em Educação (CNTE), publicou nesta quarta-feira (11), uma nota técnica com a estimativa do Piso do Magistério para o ano de 2022. Segundo a entidade, o valor está estimado em R $3.236,05: reajuste de 12,12%.
A nota aponta que depois do calote aplicado pelo governo federal, foi anulado o reajuste do piso salarial profissional nacional do magistério, neste ano de 2021(inicialmente previsto em 5,89%), agora, a nova previsão de reajuste para os menores vencimentos de carreira do magistério, vinculados à formação Normal de nível médio, é de 12,12%.
Esse valor projetado depende ainda da confirmação final do valor aluno ano do Fundeb (VAAF 2021), e poderá ser majorado, uma vez que a receita de impostos tem crescido ao longo do ano. A CNTE enfatiza na nota ainda que continuará monitorando e cobrando o cumprimento integral do piso do magistério e não aceitará retrocessos como desejam alguns parlamentares, que apresentaram projetos de lei para rebaixar as conquistas da Lei 11.738, especialmente no tocante ao critério de atualização do valor do piso e da jornada extraclasse.
:: Confira a nota na íntegra:
Nota reajuste piso magistério 2022