Ao mesmo tempo em que anunciou a nomeação de professores(as) aprovados(as) no último concurso, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seed), divulgou que será feita uma redistribuição das aulas para este ano letivo. A Seed alega que a distribuição será realizada novamente para atender profissionais que atuam hoje nos Núcleos Regionais de Educação e também os novos concursados, o que não é verdade.
O processo de distribuição já havia acontecido no final do ano de 2014, com professores(as) que seriam nomeados no início deste ano e, inclusive, com professores(as) que atuam nos NRE´s por orientação da própria secretaria. Confiraresolução 6428/2014.
“Este novo processo desorganiza o trabalho pedagógico na escola. Com isso, boa parte das escolas iniciará o ano com falta de professores e professoras”, afirma a secretária educacional da APP-Sindicato, professora Walkiria Olegário Mazeto. Ela destaca ainda que estes profissionais serão prejudicados, pois no período divulgado da redistribuição (2 a 4 de fevereiro) eles(as) deveriam estar participando de atividades de formação continuada nas escolas e preparando o início do ano letivo. Outro agravante é que não serão distribuídas aulas para os programas e projetos como Mais Educação, Salas de Apoio, Celem dentre outros.
“Com certeza isso influenciará diretamente o atendimento aos alunos de toda a rede estadual, pois os novos profissionais sequer terão tido tempo de preparação das primeiras aulas e do planejamento do primeiro semestre”, afirma Walkíria.