Seed anuncia primeira chamada para o PDE 2015 e convoca selecionados(as) a comparecer nos respectivos NREs

Seed anuncia primeira chamada para o PDE 2015 e convoca selecionados(as) a comparecer nos respectivos NREs


No início deste ano a Secretaria de Estado da Educação (Seed) anunciou a suspensão do PDE de 2015. Com intensa luta da categoria na greve geral da educação em fevereiro, o governo recuou e manteve a suspensão somente até agosto. Entretanto, em julho o governo voltou a anunciar o cancelamento do Programa em 2015. Como descumpriu um item do acordo, o sindicato decidiu recorrer ao judiciário para garantir que a lei – uma conquista da categoria em 2004 – que prevê a abertura anual de turmas, fosse cumprida.

Em agosto, o governo então publicou no Diário Oficial do Estado o edital 50/2015, com normas para a convocação dos(as) professores(as) para PDE. Informando que a próxima turma iniciará apenas em 2016.

Mesmo realizando a seleção, a APP entende que professores(as) foram prejudicados(as) já que na prática não houve turma neste ano, diminuindo o acesso ao programa que, segundo a lei, deveria ser anual. Desta forma, a entidade reivindica que o número de vagas seja ampliado no próximo processo seletivo, compensando assim a falta de seleção para o programa em 2015.

Disponível a primeira chamada – O(A) candidato(as) selecionados em 2014, poderão conferir a lista contendo a relação de professores(as) que deverão comparecer ao seu Núcleo Regional de Educação (NRE) para assinar o Termo de Compromisso ou de Desistência do PDE.

Os(as) professores(as) convocados(as) ou seus procuradores legais deverão comparecer ao Núcleo de sua atual lotação, no período de 07 a 09 de outubro de 2015, de acordo com o cronograma de cada NRE, inclusive os detentores de Mestrado/Doutorado. Conforme Edital nº 50/2015 GS/SEED estão previstas mais duas chamadas, de acordo com a disponibilidade de vagas para cada área/disciplina.

É importante salientar que o(a) professor(a) convocado(a) deverá escolher, antecipadamente, no sistema onde foi realizada a inscrição, uma das Linhas de Estudo disponíveis para a área/disciplina de ingresso no Programa. Os(as) professores(as) convocado(as) também deverão apresentar, no NRE, a sua Intenção de Pesquisa impressa, conforme orientações do Tutorial para Professores Convocados.

Clique aqui para acessar o Tutorial, as Listas com a primeira chamada e realizar a leitura das Linhas de Estudo disponíveis.

Caso o(a) professor(a)-candidato(a) convocado(a), ou seu(sua) procurador(a) legal, não compareça ao NRE no período indicado, bem como não cumpra as solicitações do Edital n.º 50/2015, será considerado(a) desistente.

Os(as) professores(as) que aderirem ao PDE têm, como data prevista para iniciarem o Programa, o dia 07 de março de 2016, com participação na Semana Pedagógica em suas respectivas escolas de lotação.

O Programa – O PDE é um programa anual que oferta atividades teóricas e práticas em um curso de dois anos de duração, oferecido pelo Estado e ministrado pelas universidades públicas do Paraná. O Programa contribui para o aperfeiçoamento pedagógico dos professores e professoras e para mudanças qualitativas no cotidiano escolar.

Durante o governo Beto Richa (PSDB), no entanto, a formação de professores(as) têm sido tratada com displicência. Há atrasos na divulgação dos editais, nos pagamentos das bolsas e até o cancelamentos de turmas, como ocorreu este ano.

Nossa luta é pela manutenção do programa e condições para sua realização, tanto para os(as) cursistas quanto para as universidades que realizam o Programa. Até o final de 2015, a APP-Sindicato realizará um seminário estadual para debater o PDE.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU