Seed anuncia entrega digital de certificados para a concessão das Progressões APP-Sindicato

Seed anuncia entrega digital de certificados para a concessão das Progressões

A medida foi tomada para evitar que o(a) profissional saia do isolamento e fique vulnerável à infecção por CoronaVírus

A progressão é uma conquista dos(as) trabalhadores(as) organizados pelo Sindicato - Foto: APP-Sindicato

No segundo semestre deste ano, ocorrem as progressões dos(as) funcionários(as) e professores(as) concursados. A APP-Sindicato, mesmo em meio a pandemia do CoronaVírus, buscou junto a Secretaria de Estado da Educação e Esportes (Seed) a garantia da implantação deste direito nas carreiras dos profissionais da educação. Segundo o Núcleo de Recursos Humanos da Seed, anunciou a abertura do processo de entrega de certificados para a concessão das Progressões de 2020. A Seed informou também que aceitará a entrega de certificados através de um formulário digital para evitar o deslocamento, em função da pandemia do COVID-19 (CoronaVírus).

Para ter validade, os títulos e certificados deverão ser enviados no formato de PDF, frente e verso e estar nomeado com o nome do Núcleo Regional e do(a) servidor(a). Como recomendação, a secretaria destaca que a conversão de fotografias em PDF através de aplicativos de celulares facilita na obtenção de um arquivo formatado e de fácil leitura. Será viabilizado o envio de até dez certificados, com no máximo 10 mb (Megabytes) de memória por envio. Caso o arquivo extrapole o limite, o(a) educador(a) pode preencher o formulário mais de uma vez. A Seed destaca ainda que, após a pandemia, os documentos devem ser entregues de forma presencial, para que seja feita a comprovação. Caso não sejam entregues, os documentos serão rejeitados.

“A APP-Sindicato, junto com toda categoria, tem lutado sempre por concurso público, formação e carreira para todos os profissionais da educação. Saber que o direito a progressão está assegurado, traz um alento, num período em que todos e todas nós devemos cuidar ainda mais das nossas vidas” afirmou Walkiria Mazeto, secretária de finanças do Sindicato

Datas para entrega

As datas de entregas são separadas conforme o tipo de contratação do(a) servidor(a). Para os funcionários e funcionárias de escola do Quadro de Funcionários(as) da Educação Básica (QFEB), a data limite de entrega será até o dia 15 de maio e serão aceitos cursos concluídos entre 1º de maio de 2018 à 30 de abril de 2020.  Já para os(as) professores(as) do Quadro Próprio do Magistério (QPM), a data limite de entrega é 15 de julho e serão válidos cursos concluídos entre 1º de julho de 2018 à 30 de junho.

A implantação das Progressões para Funcionários(as) de Escola acontece no mês de agosto. Para Professores(as) a implantação é feita no mês de outubro.

Para tirar dúvidas sobre as exigências dos certificados, acesse a resolução 1718/2018 para QFEB e 1717/2018 para QPM.

Para fazer a entrega, entre em contato com o Núcleo Regional e solicite o endereço para que os documentos sejam enviados. A Seed também recomenda que o acesso seja feito pelo e-mail institucional.