Sede da APP-Sindicato está rosa em homenagem à luta contra o câncer de mama

Sede da APP-Sindicato está rosa em homenagem à luta contra o câncer de mama

Sindicato ressalta a importância dos exames de prevenção e cobra atendimento de qualidade para professoras e funcionárias de escola

Quem passar durante a noite pela sede da APP-Sindicato (localizada na Av. Iguaçu, 800, em Curitiba) encontrará um prédio iluminado em tons de rosa. A iniciativa é uma alusão ao Outubro Rosa quando o mundo se une em uma campanha de prevenção ao câncer de mama.

Neste mês de conscientização, vale reforçar a importância do exame de mamografia, que identifica a doença que afeta cerca de 60 mil mulheres por ano. Os médicos recomendam que a idade para início da realização do exame é entre 40-45 anos. Nas mulheres que têm casos de câncer de mama na família, este rastreamento pode começar antes. Vale destacar que o tumor é curável em até 98% dos casos se detectado na fase inicial e o diagnóstico precoce pode evitar a retirada do seio.

A secretária  da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI+ do Sindicato, professora Margleyse Adriana dos Santos, reforça que diante das políticas afirmativas, a APP-Sindicato sempre esteve do lado da dignidade humana e valorização da vida das mulheres. “Precisamos a cada momento nos sentir vivas e nos olhar com muito carinho e cuidado. Sabemos que a correria da vida, a pressão nas escolas, o trabalho em casa, nos fazem deixar de lado o cuidado com nós mesmas. O Outubro Rosa vem para enfatizar a importância de nos cuidarmos e continuarmos cobrando saúde de qualidade para todas”, aborta a professora.

Por isso, é importante garantir que as mulheres tenham acesso a esse exame preventivo. Em tempos de eleição, precisamos cobrar dos governantes e políticos que invistam recursos públicos suficientes para atender as mulheres e fazer a manutenção de equipamentos necessários para que o diagnóstico e tratamento sejam uma realidade acessível a professoras, funcionárias de escola, estudantes, filhas e mães.

MENU