Na última quinta-feira (19), a Secretaria de Gênero, Relações Étnico-raciais e Direitos LGBT da APP-Sindicato recebeu, pelo segundo ano, o “Prêmio Aliad@sda Cidadania LGBT”, pelo trabalho de formação dos educadores e educadoras do Estado do Paraná, na defesa dos Direitos Humanos para população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). A entrega do prêmio fez parte das comemorações de 23 anos do Grupo Dignidade, importante parceiro na luta em construção de uma sociedade livre da homofobia no Paraná.
A secretária da pasta, professora Elizamara Goulart Araújo, agradeceu o prêmio e reafirmou o empenho e dedicação que o sindicato tem na defesa da escola pública de qualidade, laica e livre de todos os tipos de preconceito. “Nos dias de hoje, onde enfrentamos um crescente avanço no fundamentalismo e conservadorismo na nossa sociedade, nos sentimos motivados e sabemos a importância da luta para garantir o direito constitucional à educação para todos e todas”, afirmou. De acordo com ela, a luta é feita por uma escola que acolha todos e todas, que garanta formação e o respeito à diversidade.
“Defendemos uma escola onde o nome social das alunas e alunos, ou travestis e transexuais, seja respeitado. Um local onde a orientação sexual não seja motivos para a discriminação e violência”, ressaltou a secretária da APP. “Desta forma, a direção da APP agradece ao grupo Dignidade pelo prêmio, parabeniza as demais entidades e figuras públicas também premiadas e reforça o compromisso de construção de uma escola pública com qualidade e livre do racismo, machismo e da homofobia para todos e todas”, finalizou.