São José dos Pinhais suspende aulas municipais. Cidade já tem três casos confirmados da variante Delta APP-Sindicato

São José dos Pinhais suspende aulas municipais. Cidade já tem três casos confirmados da variante Delta

"O momento ainda não oferece segurança aos estudantes e profissionais de educação para um retorno presencial ou semipresencial", afirma a Secretaria Municipal de Educação

📷 Divulgação

Seguindo as orientações do  Conselho Municipal de Educação,  do Conselho Municipal de Saúde do Município e da Secretaria Municipal de Saúde, no Ofício 148/2021 (veja abaixo o documento), a prefeitura de São José dos Pinhais suspendeu, por tempo indefinido, as aulas da rede municipal de ensino da cidade por conta da pandemia.

A direção regional da APP-Sindicato participou, a cerca de um mês, de uma reunião com o secretário municipal de Educação Aldrian Matoso e com o vice-prefeito Assis Manoel Pereira para expor as propostas do Sindicato sobre um retorno às aulas de forma segura. “Foi uma reunião muito positiva, onde apresentamos o estudo do cientista Lucas Ferrante. Com base nos dados e na defesa da APP-Sindicato sobre os cuidados com a vida, fizemos a defesa pela suspensão das aulas presenciais. A nossa defesa foi aceita e não apresentou contrariedade aos nosso argumentos, o secretário frisou que o posicionamento da secretaria era muito semelhante ao nosso”, afirma da presidenta do NS Simone Barbosa.

A convite do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinsep), a APP-Sindicato apresentou a defesa na Comissao de Educação na Caâmara de Vereadores. NA ocasião, o presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Professor Wellington, destacou que “faz-se muito importante a cautela nesse momento, não podemos falar em recuperar depois. É tempo de prudência, a vacina está chegando, em questão de semanas todos nós estaremos vacinados. A vida precisa ser valorizada”, conforme divulgação da Assessoria de Imprensa da prefeitura. (Veja aqui as falas da audiência pública de retorno às aulas).
A presidenta do NS, reforça que diante da notificação dos primeiros casos da nova variante do coronavírus, a Delta, foi necessário intensificar as mobilizações pela suspensação, que efetivamente aconteceu no último dia 15. “Visando a manutenção da vida das nossas crianças e estudantes, bem como as dos profissionais de educação. Seguiremos sim as orientações destas entidades que representam a ciência. Eles nos trazem dados científicos que nos recomendam que, este ainda não é o momento de retornar às aulas na forma presencial ou semipresencial”, afirma o secretário municipal de Educação Aldrian Matoso.
No entanto, as escolas estaduais do município seguem aberta. A APP-Sindicato segue o diálogo com a comissão de Educação da Camara e com a prefeita para apresentar a defesa do fechamento das escolas estaduais em São José dos Pinhais. “Estamos diante de um momento onde, apesar da vacinação já ter começado, a nossa categoria não conta com a imunização completa e há o agravante da nova variente. A preocupação é com a vida”, afirma Simone.
Variante Delta – Delta é a forma como ficou conhecida a variante B.1.617.2, uma cepa do altamente contagiosa e possivelmente mais letal que as demais. A Organização Mundial da Saúde chamou essa versão do vírus de “a mais rápida e adequada”. Isso porque a Delta é 75% mais contagiosa do que a cepa original de SARS-CoV-2. Além disso, se espalha 50% mais rápido do que outras variantes.
A Secretaria da Saúde do Paraná confirmou neste sábado (17) o primeiro caso da variante, o nono do estado, em São José dos Pinhais, outros dois casos já foram confirmados nesta semana.
MENU