Sai o empresário, entra o professor: o que esperar de Roni Miranda à frente da Seed?

Sai o empresário, entra o professor: o que esperar de Roni Miranda à frente da Seed?

Roni assume a Secretaria missionado para dar continuidade aos programas e projetos de Renato Feder, de quem sempre atuou como braço direito.

>> Clique aqui para receber notícias da APP no Whatsapp ou Telegram

Já não se pode dizer que o secretário da Educação do Paraná não conhece a escola pública. Nomeado como titular da pasta, Roni Miranda estudou e lecionou na rede estadual antes de atuar como Chefe do Departamento de Acompanhamento Pedagógico e, nos últimos tempos, como Diretor da Seed.

Mas não há que se nutrir ilusões. Roni assume a Secretaria missionado para dar continuidade aos programas e projetos de Renato Feder, de quem sempre atuou como braço direito.

Por outro lado, quando diretor, Roni recebeu o Sindicato por diversas ocasiões para ouvir demandas e dar respostas. Sua presença no posto mais alto da Seed gera, portanto, a expectativa de um diálogo mais permanente e qualificado com a categoria, em contraste com a completa ausência de Renato Feder nas mesas de negociação e concertação.

Nesta perspectiva, a APP solicitou uma primeira reunião com Roni Miranda em 2023 para tratar da pauta ainda em janeiro, em especial as alterações impostas à matriz curricular no apagar das luzes de 2022. A data aguarda definição.

O governo Ratinho Junior continua, mas o novo governo federal – cuja equipe de transição contou com a representação da CNTE – sinaliza mudanças significativas na conjuntura nacional e na construção de políticas públicas, ensejando impactos positivos para a educação do Paraná. Aqui residem nossas esperanças de dias melhores.

Por fim, lutaremos para que o mandato de Roni seja muito diferente daquele que se encerra, com diálogo efetivo, transparência nas ações da Seed e respeito à categoria. Queremos educar em paz, com valorização, segurança no emprego, salário digno, melhores condições de trabalho e uma educação humanizada, de qualidade e, sobretudo, pública.

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU