A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove no próximo sábado (11) o Dia D de Vacinação no Paraná. Pessoas de todas as idades poderão tomar vacinas de rotina e as das campanhas vigentes do Ministério da Saúde (Covid 19, Influenza e sarampo).
Todos os que estão com vacinas atrasadas devem procurar um posto de vacinação no seu município. O Dia D é importante porque a cobertura vacinal vem caindo no Paraná. A intenção da Sesa é ampliar a cobertura nos 399 municípios, em pessoas de todas as idades.
No Paraná, pelo menos 1.850 salas de vacinas públicas estão cadastradas, a maioria em Unidades Básicas de Saúde. Cada município vai realizar uma ação diferente, dentro da mesma proposta, com ações especiais nos quatro municípios-sede das Macrorregiões de Saúde – Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.
No início de junho o Paraná anunciou a prorrogação da Campanha de Vacinação contra a Gripe e Sarampo, que começou dia 4 de abril, pois apenas 47% do público alvo se vacinaram contra a gripe e só 35,3% contra o sarampo. A meta é 90% e 95%, respectivamente.
A vacinação contra a Covid-19 também será reforçada. Segundo a Sesa, mais de 1,3 milhão de pessoas não tomaram a segunda dose e 4,3 milhões deixaram de tomar a dose de reforço.
As dez vacinas de rotina (BCG, febre amarela, hepatite A, hepatite B, meningocócica, pentavalente, pneumocóccica, poliomielite, rotavírus humano e tríplice viral) também estão com coberturas abaixo do necessário. No caso da hepatite B, por exemplo, a taxa de vacinação é de 57,18%.
Os baixos índices de adesão à vacinação contra doenças de fácil contágio preocupa, pois algumas doenças já erradicadas podem voltar com a queda na cobertura vacinal. O vírus do sarampo voltou a circular no Brasil em 2018. O Paraná, que estava há mais de 20 anos sem registro da doença, teve um surto em 2019 e 2020, com mais de 1,7 mil casos confirmados.