#RevogaNEM: atos tomam o país e ministro responde com promessa de recomposição do FNE, mas não fala em Revogação

#RevogaNEM: atos tomam o país e ministro responde com promessa de recomposição do FNE, mas não fala em Revogação

Em Curitiba, centenas de estudantes ocuparam as ruas para exigir a revogação do Novo Ensino Médio

A aula foi na rua nesta quarta-feira (15). Milhares de jovens e educadores(as) protagonizaram atos em todo o país em defesa da revogação do Novo Ensino Médio. 

>> Confira fotos do ato em Curitiba

Em Curitiba, a APP-Sindicato participou de um ato organizado pela União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), na Praça Santos Andrade. A mobilização reuniu centenas em defesa da educação e pela revogação do Novo Ensino Médio.

A movimentação nacional levou o ministro Camilo Santana, do MEC, a se manifestar. Por meio do Twitter, Camilo disse que aposta “no diálogo para reavaliação do Novo Ensino Médio” para justificar a abertura de consulta pública, criticada por especialistas e pela CNTE.


Em contrapartida, Camilo anunciou que o MEC irá recompor o Fórum Nacional de Educação (FNE), reintegrando entidades e movimentos populares ao debate. A promessa responde à demanda da CNTE e outras entidades.

Em nota publicada na última semana, a APP defendeu o estabelecimento do FNE para a formulação de novas propostas, com a composição de 2016, anterior ao golpe que desfigurou o Fórum como espaço de participação democrática no debate dos rumos da Educação.

O modelo implantado sem participação social prejudica a formação integral do estudante, reduzindo a carga horária de disciplinas essenciais como, sociologia, filosofia, ciências, história e geografia, afetando a formação dos jovens e sobrecarregando professores(as).

O Novo Ensino Médio também abre brechas para aulas à distância, a terceirização do ensino de componentes curriculares e o desvio de recursos públicos para a iniciativa privada, além da contratação de profissionais sem a devida formação.

A APP continuará na luta pela revogação do NEM e defende um Ensino Médio com a cara da escola pública: plural, inclusivo, democrático e voltado para a formação plena de cidadãos e cidadãs críticos(as). 

Além de Curitiba, diversos atos foram realizados em todo o estado. Confira:

:: Apucarana

https://www.facebook.com/AppSindicatoApucarana/posts/pfbid02uTAVL3PAZDxS8xvfBMKoX1VLe5njHJjny39TFgyAZaGEShEqLWuRbVURJ8ndAcyPl

https://www.facebook.com/appsindicato.arapongas/posts/pfbid0zK9RCZ1R37CvngTkULKKQ6dZHnvzsnmnuh2tZXMeZijhXjX8GKtbjrN2ZA98vW7ql

:: Campo Mourão

https://www.facebook.com/appsindicatocampomourao/posts/pfbid02cQNmR61h6XzvCsaoFQe78zzuKzLV3SogfEz7mCBs49acr4KcaDgAcjwdC7vS6TR7l

:: Campina da Lagoa

:: Cascavel

https://www.facebook.com/professoraliliam/posts/pfbid032zzDZJUYYq67hzrVeRUMkU3fFaWcWrzUJuWeJARKUCLDpG7xXjZMcYByr1kuQj5Zl

:: Colombo

https://www.facebook.com/appmetronorte/posts/pfbid09EUX1p5z9uGCBZ5rquK4RgAZhmobhQduoHKgGbAjSFgHwqRUiZktP1cPMQrKWp2vl

https://www.facebook.com/watch/?v=513992704270903

:: Cianorte

https://www.facebook.com/appcianorte/posts/pfbid02P3CiGYuPXcJ5SSbWo3pc5AtRD1Myfd9Ws5zZRxp9DSnVKYkdYnwWXXDzJXb1BaD7l

:: Francisco Beltrão

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid0zKFkakmBxxaP5tCRDwmCCXtESwzexXjSKzWEykvFunayYPVDt2FVEt2hfk6FjEkZl&id=100057190310855

:: Foz do Iguaçu

:: Jacarezinho

https://www.facebook.com/appsindicato/posts/pfbid02c2CvhwoSdqLa4ZVCd6hTTQqpzbTzzh9dHHCHUBbMw6XU3BtaaqksSG3acquRzgSdl

:: Londrina

:: Planalto

https://www.facebook.com/appsindicato/posts/pfbid02euBu1pnr7YMS4XdFHTzkD5DjjLvmKbou951jggJGEsEzT6AiMuv616kACgJjVbfRl

:: Ponta Grossa

https://www.instagram.com/p/Cp1RNbCslIZ/

:: Maringá, Mandaguari e Sarandi

https://www.instagram.com/p/Cp06D7APBbf/

https://www.instagram.com/p/Cp1eovBNusQ/

:: União da Vitória

https://www.facebook.com/appsindicato/posts/pfbid0tyKJkMBhQvyuVTryN3dQF3TYhKxXangEMDTYfEzPh4uUKWYS6gGrhchBUiiQUHNXl

:: Três Barras

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU