Revista científica da CNTE está com inscrições abertas para publicação de artigos APP-Sindicato

Revista científica da CNTE está com inscrições abertas para publicação de artigos

Edição do periódico terá como tema “Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas”

A terceira edição de 2023 da revista científica da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Retratos da Escola, terá como tema Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas” e está com inscrições abertas para submissão de artigos.

Os(as) interessados(as) têm até o dia 20 de junho para enviar os artigos completos por meio do site da revista. As propostas devem ser originais e explicitar os objetivos, metodologia e adiantar, ao menos, parte dos resultados e conclusões das análises.

>> Acesse o link para as inscrições

Segundo a CNTE, a edição se propõe a ressaltar as dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas presentes nos processos educativos cotidianos e buscará publicar, especialmente, textos que conversem com os temas: 

  1. Movimentos éticos nas/das/com redes educativas articuladas nas escolas, 
  2. Diversos modos de criações estéticas nas escolas, 
  3. Presença de políticas hegemônicas nas escolas e a criação de processos de resistência a elas, 
  4. Experiências de formação de coletivos existentes nos cotidianos das escolas,
  5. Identificação de processos de articulação entre movimentos sociais e ações estéticas e políticas nas escolas.

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De acordo com o cronograma divulgado, a publicação deve sair em dezembro de 2023. A organização é das professoras Nilda Alves, Noale Toja e do professor Leonardo Rangel.

Cronograma

20/07/2023: data final para envio do artigo

21/07/2023 a  31/09/2023: apreciação dos artigos pelos pares

01/10/2023 a 10/12/2023: revisão e editoração

Dezembro/2023: publicação da edição

Retratos da Escola 

Criada em 24 de abril 2007 e lançada em outubro do mesmo ano, a revista Retratos da Escola marca a concretização de um importante projeto da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a produção de um canal que, ao permitir o diálogo direto entre a instituição e os(as) sujeitos(as) atuantes no setor educacional, produzisse um ambiente propício à reflexão da realidade social da educação pública no país.

O periódico científico quadrimestral, tem como objetivo examinar a educação básica e o protagonismo da ação pedagógica no âmbito da profissionalização dos(as) trabalhadores(as) em educação, divulgando e disseminando o conhecimento produzido, e estimulando inovações no setor.

 

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