A terceira edição de 2023 da revista científica da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Retratos da Escola, terá como tema “Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas” e está com inscrições abertas para submissão de artigos.
Os(as) interessados(as) têm até o dia 20 de junho para enviar os artigos completos por meio do site da revista. As propostas devem ser originais e explicitar os objetivos, metodologia e adiantar, ao menos, parte dos resultados e conclusões das análises.
>> Acesse o link para as inscrições
Segundo a CNTE, a edição se propõe a ressaltar as dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas presentes nos processos educativos cotidianos e buscará publicar, especialmente, textos que conversem com os temas:
- Movimentos éticos nas/das/com redes educativas articuladas nas escolas,
- Diversos modos de criações estéticas nas escolas,
- Presença de políticas hegemônicas nas escolas e a criação de processos de resistência a elas,
- Experiências de formação de coletivos existentes nos cotidianos das escolas,
- Identificação de processos de articulação entre movimentos sociais e ações estéticas e políticas nas escolas.
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De acordo com o cronograma divulgado, a publicação deve sair em dezembro de 2023. A organização é das professoras Nilda Alves, Noale Toja e do professor Leonardo Rangel.
Cronograma
20/07/2023: data final para envio do artigo
21/07/2023 a 31/09/2023: apreciação dos artigos pelos pares
01/10/2023 a 10/12/2023: revisão e editoração
Dezembro/2023: publicação da edição
Retratos da Escola
Criada em 24 de abril 2007 e lançada em outubro do mesmo ano, a revista Retratos da Escola marca a concretização de um importante projeto da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a produção de um canal que, ao permitir o diálogo direto entre a instituição e os(as) sujeitos(as) atuantes no setor educacional, produzisse um ambiente propício à reflexão da realidade social da educação pública no país.
O periódico científico quadrimestral, tem como objetivo examinar a educação básica e o protagonismo da ação pedagógica no âmbito da profissionalização dos(as) trabalhadores(as) em educação, divulgando e disseminando o conhecimento produzido, e estimulando inovações no setor.