Revista científica da CNTE está com inscrições abertas para publicação de artigos

Revista científica da CNTE está com inscrições abertas para publicação de artigos

Edição do periódico terá como tema “Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas”

A terceira edição de 2023 da revista científica da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Retratos da Escola, terá como tema Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas” e está com inscrições abertas para submissão de artigos.

Os(as) interessados(as) têm até o dia 20 de junho para enviar os artigos completos por meio do site da revista. As propostas devem ser originais e explicitar os objetivos, metodologia e adiantar, ao menos, parte dos resultados e conclusões das análises.

>> Acesse o link para as inscrições

Segundo a CNTE, a edição se propõe a ressaltar as dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas presentes nos processos educativos cotidianos e buscará publicar, especialmente, textos que conversem com os temas: 

  1. Movimentos éticos nas/das/com redes educativas articuladas nas escolas, 
  2. Diversos modos de criações estéticas nas escolas, 
  3. Presença de políticas hegemônicas nas escolas e a criação de processos de resistência a elas, 
  4. Experiências de formação de coletivos existentes nos cotidianos das escolas,
  5. Identificação de processos de articulação entre movimentos sociais e ações estéticas e políticas nas escolas.

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

De acordo com o cronograma divulgado, a publicação deve sair em dezembro de 2023. A organização é das professoras Nilda Alves, Noale Toja e do professor Leonardo Rangel.

Cronograma

20/07/2023: data final para envio do artigo

21/07/2023 a  31/09/2023: apreciação dos artigos pelos pares

01/10/2023 a 10/12/2023: revisão e editoração

Dezembro/2023: publicação da edição

Retratos da Escola 

Criada em 24 de abril 2007 e lançada em outubro do mesmo ano, a revista Retratos da Escola marca a concretização de um importante projeto da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a produção de um canal que, ao permitir o diálogo direto entre a instituição e os(as) sujeitos(as) atuantes no setor educacional, produzisse um ambiente propício à reflexão da realidade social da educação pública no país.

O periódico científico quadrimestral, tem como objetivo examinar a educação básica e o protagonismo da ação pedagógica no âmbito da profissionalização dos(as) trabalhadores(as) em educação, divulgando e disseminando o conhecimento produzido, e estimulando inovações no setor.

 

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU