Reunião vai definir estratégias contra o fechamento de escolas na região de Curitiba APP-Sindicato

Reunião vai definir estratégias contra o fechamento de escolas na região de Curitiba

Pelo menos seis colégios na região da capital receberam comunicado de encerramento de atividades

A APP-Sindicato realiza na próxima segunda-feira (30) uma reunião com diretores(as) de escolas estaduais da região de Curitiba que estão sendo ameaçadas de fechamento pelo governo Ratinho Junior.

A atividade será na sede estadual do Sindicato, às 9h, para definir estratégias de enfrentamento a essa iniciativa do governo de precarização da educação pública.

Na sequência, a direção sindical e os(as) trabalhadores(as) vão se reunir com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) para tratar do assunto.

Pelo menos seis colégios da região estão com ameaças de fechamento de turmas ou das atividades. Na lista estão os colégios Bom Pastor, Manoel Ribas, Tiradentes, Zacarias, Barão do Rio Branco e Nilson Baptista Ribas.

O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, denuncia que o governo tem definido o fechamento de turmas e unidades escolares de forma autoritária, sem o necessário diálogo ou debate com a comunidade escolar.

“A APP-Sindicato tem feito o combate ao fechamento de turmas e escolas em todo o estado. Essa prática vem desde o governo Richa e continua no governo Ratinho Junior como parte de uma política de desmonte da educação pública, prejudicando professores, funcionários, estudantes, pais e toda a sociedade”, critica o presidente.

A secretária de Finanças da APP-Sindicato, Walkiria Mazeto, explica que o governo tem adotado várias estratégias para provocar o fechamento das escolas. Ela cita como exemplo o cancelamento gradativo de matrículas para as últimas turmas do ensino médio, com a finalidade de provocar o esvaziamento dos colégios.

“É preciso também considerar a realidade de cada escola e da comunidade onde está inserida. As escolas do campo, por exemplo, nem todas terão um número grande de alunos, mas são muito importantes para as famílias que vivem naquelas localidades”, exemplificou.

Resistência

Walkiria complementa lembrando que a luta da APP-Sindicato conseguiu evitar vários fechamentos de escolas em todo o estado. Ela destaca que os resultados são mais efetivos quando acontece a mobilização da comunidade.

MENU