Resposta de um Professor ao estudante de Itajaí

Resposta de um Professor ao estudante de Itajaí


Caro estudante, como o senhor deve saber, o filósofo Karl Marx foi quem escreveu também o capital e tudo o que ele representa, representou e continua representando na história da humanidade. No entanto, a disciplina que propôs o trabalho, poderia solicitar outros, além de Marx, mas também do filósofo e economista escocês Adam Smith e se aceitar sua recusa em fazer o trabalho solicitado, não resta outra alternativa ao docente em não atribuir nota em seu trabalho. O próximo trabalho a ser realizado pela classe poderia ser sobre Adam Smith. Aí eu lhe pergunto: Os estudantes que são adeptos ao socialismo e que repudiam o capitalismo teriam a mesma atitude que a sua? Dessa forma, acredito que todos os estudantes da classe que se recusarem em fazer um trabalho a ser apresentado ao professor terão dificuldades no aprendizado.  Caro aluno, imagine você se um estudante de medicina, por não gostar de uma determinada doença, recusa-se a estudá-la, o que seria deste futuro profissional ao deparar-se com um paciente que esteja com tal doença em que ele se recusou a estudar? Certamente poderia por em risco a vida desde paciente.
Quero falar sobre o compromisso de um estudante, e das atribuições de um professor, que por sinal é explorado pelo sistema capitalista, pois o professor, não gera riquezas materiais e sim contribui na evolução do conhecimento científico. O compromisso de um estudante é obter conhecimentos e preferencialmente quanto mais conhecimento ele adquirir, melhor será sua vida profissional. Quanto mais conhecimento terá, mais liberto será, mais democrático tornar-se-á. As atribuições do professor é para que os estudantes, e neste caso você está incluso, sejam contemplados na apropriação e construção do conhecimento. Quanto a “pressão psicológica” que vossa senhoria cita sobre os ideais liberais e democráticos, todos os povos, independente da ideologia, buscam a liberdade e sofrem “pressão psicológica”. Vejamos bem o que você diz em sua carta: “Em nosso país, os meios culturais, acadêmicos, midiáticos e artísticos são monopolizados pela esquerda a meio século, na universidade é quase uma luta pela sobrevivência ser de direita”. Vejamos bem, em nosso país, os meios culturais, acadêmicos, midiáticos e artísticos e principalmente o cinema são reflexos da cultura estadunidense e naquele país impera o ápice do capitalismo, logo, então, nosso país está impregnado da cultura estadunidense, que abomina toda e qualquer luta de qualquer pessoa que se declara de esquerda. Se é tão terrível assim escrever sobre Marx e sua ideologia e como você diz que temos um governo “comunista e autoritário” a ponto de “rasgar a Constituição”, lhe digo o seguinte:
Se o governo brasileiro estivesse atualmente nesse ponto, os banqueiros não estariam lucrando tanto como estão. A Constituição Brasileira não teria completado 25 anos, em 05 de outubro de 2013. Pelo que parece, quem rasgou a Constituição brasileira foram outros governos, em períodos passados, como a exemplo dos militares e que com certeza naquele período que imperou o extremo do capitalismo em nosso país. A liberdade das pessoas não existia e muito menos a expressão de liberdade que vossa senhoria teve em escrever sua carta e poder publicá-la, como também estaria sofrendo repressões não só psicológicas, mas físicas também por ter se rebelado em não atender ao solicitado na realização do trabalho escolar. Ah sim! Vossa senhoria deixa claro que tem certos preconceitos com trabalhadores, quando fala da luta de classes. Demonstra preconceito ainda, quando diz da “crise de valores morais, destruição do belo como alicerce da arte (funk e outras coisas), desrespeito aos mais velhos, etc)”. Se temos hoje o funk é devido a liberdade de expressão, não só escrita como a verbal e a corporal, e isso é sintoma de DEMOCRACIA. Quanto aos mais velhos, nosso país está a cada instante investindo mais nessa faixa etária, pois hoje os da terceira idade estão vivendo mais, melhor, com direitos garantidos em Leis. Isso tudo não se tinha a pouco mais de duas décadas. Os valores morais que você apregoa vão evoluindo junto com a sociedade. Essa evolução se dá devido a liberdade que as pessoas possuem hoje. Se a revolução gramscista, leninista, marxista está para o estupro, então o que poderíamos dizer sobre a “revolução de 64” (golpe dos militares) fez com a população brasileira? Quando você cita sobre Paulo Freire, quero lhe dizer que sim, felizmente a educação em nosso país busca dia a dia se inspirar na teoria da libertação e na pedagógica do oprimido, pois todo o cidadão necessita conhecer, libertar-se, sair da opressão que o capitalismo impera sobre a exploração da força de trabalho, sobre o desprezo das classes sociais menos favorecidas e se em nosso país esses conhecimentos fossem transmitidos a pelo menos um século atrás, certamente, hoje, não precisaríamos de tantos programas sociais para evitar mortes de seres humanos por falta de alimentação, enquanto uma pequena parcela da população vive na extravagância do desperdício de alimentos.
 
Agora quero lhe falar sobre as consequências físicas da ideologia neoliberal no mundo, as nações que sofreram e sofrem devido a exploração do mais-valia, principalmente os países do Oriente Médio, que além de serem explorados através da extração do petróleo, sofrem inúmeros ataques armamentistas dos Estados Unidos da América, que por sinal, é o maior fabricante de armas do mundo e bem sabemos que o tráfico de drogas que você mencionou através das FARC’s, financiam o tráfico de armas, favorecendo os interesses dos seus fabricantes. Caro estudante, você já deve saber da miséria no Haiti e outros países que sempre foram capitalistas. Do alto índice de desemprego na Espanha, da crise instalada pelo sistema capitalista nos Estados Unidos em 15 de setembro de 2008 e que até o momento atual inúmeros países neoliberais tem agravado a economia e afetado principalmente a população não só daqueles países mas em outros países que por força do capitalismo são dependentes economicamente, dentre tantas outras crises que aconteceram e que tiveram drásticas consequências para a humanidade. Mas gostaria aqui de falar sobre um caso específico, os Estados Unidos da América, que possui mais de 10% da população economicamente ativa desempregada, que muitas pessoas estão vivendo hoje na extrema miséria, que perderam seus bens, que dependem do lixo para sobreviverem, e que convivem diuturnamente amedrontados por supostas ameaças terroristas, que chega a levar inúmeras pessoas a praticarem massacres contra seres humanos, por conviverem num país onde as armas são livres para os “cidadãos de valores” como você menciona.
 
Infelizmente, por consequência da “Revolução Verde” implantada após a segunda grande guerra mundial, muitas pessoas saíram do meio rural e incharam as cidades, criando problemas enormes de habitação, mobilidade urbana, renda, desemprego, e a falta de alimentos, pois os alimentos para serem produzidos, faz-se necessário a permanência de pessoas no meio rural, para fazer o cultivo. Por consequência dessa falta de pessoas no meio rural, temos hoje quase um bilhão de pessoas passando fome no mundo. Enquanto que nos grandes centros capitalistas, temos um crescente número de assassinatos, maus-tratos contra crianças, mulheres. E por que não falar dos campos de concentração instalados por Hitler durante a segunda guerra. Isso não foi obra do socialismo/comunismo, muito ao contrário, foi obra do capitalismo exacerbado. Lá também não escaparam pessoas idosas, mulheres, crianças. Ninguém era poupado. Famílias inteiras eram levadas até esses campos de concentração e mortas da pior maneira já praticada pelo ser humano possa passar. Lá também haviam os “vigias do nazismo”.
 
Quanto aos roubos que mencionas que teriam ocorrido durante a vigência do socialismo em certos países, em função da fome generalizada, afirmo que o capitalismo em termos de produção da miséria, extrapola todos os limites de humanismo, pois além de produzir a fome, nada fazem para solucioná-la. A violência se generaliza a ponto dos presídios estarem mais lotados do que as próprias escolas. Veja bem, recentemente nos Estados Unidos, um senhor de aproximadamente 60 anos, assaltou um caixa de banco, e no assalto pediu somente um dólar. Ao sair da agência, sentou-se em frente ao prédio, esperando pela polícia para ser preso. Sabe por que tudo isto, caro estudante. É que ele não possuía dinheiro para ser atendido por um médico, visto que a medicina naquele país capitalista, é privatizada, ou seja, quem tem dinheiro é atendido, quem não tem fica a sorte da própria vida. Mas se por acaso for preso, é atendido pelo governo. Você não acha que a medicina deva ser um direito universal de atendimento?
 
Bom, com isso, espero que minha resposta ao seu manifesto possa expor um pouco do por que a disciplina solicitou o trabalho sobre Marx, pois diante de um mundo capitalista que vivemos, cabe aos estudantes conhecer outras formas de ideologias além da capitalista que é a qual nós vivemos.
Para encerrar, quero aqui colocar alguns princípios do socialismo escritos por Marx, já que você não fez o trabalho. Esses princípios podem começar a serem postos em prática, começando pelos países mais desenvolvidos.
 
1. Expropriação da propriedade latifundiária e emprego da renda da terra em proveito do
Estado.
2. Imposto fortemente progressivo.
3. Abolição do direito de herança.
4. Confiscação da propriedade de todas os emigrados e sediciosos.
5. Centralização do crédito nas mãos do Estado por meio de um banco nacional com capital do Estado e com o monopólio exclusivo.
6. Centralização, nas mãos do Estado, de todos os meios de transporte.
7. Multiplicação das fábricas e dos instrumentos de produção pertencentes ao Estado,arroteamento das terras incultas e melhoramento das terras cultivadas, segundo um plano geral.
8. Trabalho obrigatório para todos, organização de exércitos industriais, particularmente para a agricultura.
9. Combinação do trabalho agrícola e industrial, medidas tendentes a fazer desaparecer gradualmente a distinção entre a cidade e o campo;
10. Educação pública e gratuita de todas as crianças, abolição do trabalho das crianças nas fábricas, tal como é praticado hoje. Combinação da educação com a produção material, etc.
 
Obrigado caro estudante, pela compreensão.
 
José Claudio Rech
Professor de Geografia
Col. Est. Humberto de Campos – Ens. Fund. Médio e Profissionalizante
Santo Antonio do Sudoeste, Paraná, 09 de outubro de 2013.

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