O ex-governador e pré-candidato ao Palácio Iguaçu, Roberto Requião, convidou centrais e lideranças sindicais e partidárias do Paraná para uma reunião na manhã desta quarta-feira (9).
Na oportunidade, apresentou uma proposta de carta-compromisso com o objetivo de “radicalizar o compromisso com os trabalhadores paranaenses.”
O texto base, a ser debatido e alterado com contribuições das centrais, afirma que “poucas vezes os trabalhadores foram tão diminuídos e lesados quanto hoje, aqui e nacionalmente”, tecendo críticas às políticas de exclusão, supressão de direitos e “reformas que fazem o Estado mínimo para o povo, mas o máximo para o capital.”
A carta também aponta para a construção de um programa de governo que “restabeleça o respeito e a dignidade do trabalho e recomponha as perdas salariais e previdenciárias do funcionalismo estadual”, entre outros temas.
Márcio Kieller, presidente da CUT/PR, pontuou a necessidade de construir um “receituário da classe trabalhadora para candidatos que têm compromisso histórico, respeito e diálogo com quem trabalha e constrói este país.”
A carta será debatida pelas centrais sindicais antes da finalização do texto. A proposta do pré-candidato é de que a carta seja entregue, também, a outros(as) candidatos(as) para coletar assinaturas e firmar compromissos.
A APP-Sindicato recebeu o convite e marcou presença, com a participação da presidenta Walkiria Mazeto e da secretária de Administração e Patrimônio, Simone Checchi.